Solicite um Orçamento

Ital na Mídia
Embanews
A logística e suas interações com a embalagem
Artigo do Ital resume capítulo do livro Embalagem na Logística Urbana: Conceitos, Métodos e Práticas

Por Setor de Comunicação do Ital | Postado em 02/06/2020 16:27:19

A logística compreende todas as etapas presentes na cadeia de suprimentos, desde o serviço ao cliente, passando pelas redes de transportes e a localização de instalações e centros de distribuição, chegando à política de estoques, previsão de demanda, armazenagem e a movimentação de materiais.

A embalagem, por sua vez, é determinante no amplo espectro das operações logísticas, variando com os tipos de produtos, modos de transportes, abrangência espacial e condicionantes temporais. No caso da gestão das cadeias de suprimentos, a complexidade é maior ainda, pois deve envolver também diferentes tipo de relacionamentos cliente-fornecedor.

Confira o artigo completo da pesquisadora Ana Paula Reis Noletto, do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Ital, publicado em duas partes nas edições 360 e 361 da Embanews, resumindo o primeiro capítulo do livro Embalagem na Logística Urbana: Conceitos, Métodos e Práticas, fruto de parceria do Cetea com o Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes (Lalt) da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).