Solicite um Orçamento

Notícia
Agrishow 2013: ITAL apresenta exemplos de inovação tecnológica para o setor de alimentos
Os visitantes da feira poderão degustar alimentos desenvolvidos para agregar valor à produção das empresas

Postado em 25/04/2013 13:28:00

Neste ano, o Instituto de Tecnologia de Alimentos, órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participa da Agrishow 2013 apresentando idéias de inovações tecnológicas desenvolvida pelo Instituto. 

Os visitantes do stand da Secretaria de Agricultura e Abastecimento na Agrishow poderão degustar os produtos, que já estão disponíveis no mercado, e agregaram valor à produção de micro, pequenas e médias empresas do país. O ITAL acredita que o crescimento e a modernização dessas empresas serão essenciais para complementar o setor e suprir as necessidades da sociedade no futuro. 

Drageado de Maçã e Cupuaçu: Em parceria com o Sebrae e a empresa Blue Macaw, o Centro de Frutas e Hortaliças (Fruthotec) e o Cereal Chocotec, ambas unidades do ITAL, desenvolveram um drageado de maçã com cobertura de cupuaçu, semelhante a um cereal matinal. O produto, que pode ser consumido também como um snack, mantém as características funcionais e antioxidantes das frutas em um produto inovador.  Além do desenvolvimento do produto, o Fruthotec foi responsável por assessorar a empresa no projeto industrial, capacitação e treinamento dos funcionários da empresa Blue Macaw. 

Garapa ou Caldo de Cana engarrafada: O Centro de Frutas e Hortaliças do ITAL desenvolveu, em parceria com o Sebrae e com a Empresa Susten, uma tecnologia para processamento de garapa de cana em garrafas. O produto é único no mercado mundial, por ser 100% natural e não conter conservantes em sua formulação. Ainda assim, a garapa engarrafada possui vida de prateleira adequada para a distribuição do produto em todo o país e para exportação. 

Frutas Desidratadas: Outra boa opção para agregar valor a produção é a desidratação dos das frutas, que permite a utilização de exemplares descartado na comercialização in natura, por não apresentarem características adequadas pra a finalidade (como tamanho da fruta ou aparência). Os especialistas do ITAL possuem conhecimento para treinamento da tecnologia de desidratação e assessoria para montagem de linha de produção. As frutas desidratadas podem ser consumidas como snacks ou vendidas como ingredientes para a indústria alimentar, que as utiliza em bolos, iogurtes, pães, etc.   

Doce de Leite com Fibras: O Centro de Tecnologia de Latícinios do ITAL desenvolveu tecnologia para a produção de doce de leite com adição de fibras. A equipe do ITAL adicionou fibras solúveis ao produto, permitindo ação prebiótica com vários benefícios à saúde dos consumidores. 

Todos esses projetos são resultados da atuação do ITAL junto as médio, pequenas e micro-empresas, com o objetivo de realizar ações de inclusão tecnológica para essa parte do setor de alimentos, bebidas e embalagens. 

 

Mais inovação e tendências

As transformações da sociedade tais como o aumento populacional, a expectativa de vida, o nível educacional e de renda, a preocupação com o meio ambiente e a saúde – demandam a produção de alimentos em quantidade e qualidade para atender às suas necessidades. 

Dessa maneira, o ITAL já está preparado para fornecer apoio e conhecimento para a indústria de alimentos e embalagens. Atualmente, o ITAL possui, além dos grupos técnico-científicos, um grupo de especialistas que estudam as tendências e inovações do setor de alimentos de todo o mundo, de modo a relacioná-los com as mudanças da população brasileira e a estrutura do setor no País.

Durante a Agrishow, o público poderá conhecer os primeiros resultados das pesquisas desses especialistas publicados nos dois primeiros documentos da série “Trends 2020”: Brasil Food Trends e Brasil Pack Trends. Os dois documentos mostram, de forma detalhada, os resultados do monitoramento das tendências e inovações no setor de alimentos e embalagem, levantamento de dados com base na análise de estudos, pesquisas e visitas técnicas a feiras e congressos do setor. 

A realização destes estudos contribui para a disseminação de informações estratégicas, de forma pública e gratuita, gerando benefícios a milhares de empresas, auxiliando-as de algum modo a inovar e continuar fornecendo à sociedade brasileira produtos alimentícios de qualidade, agregando valores que permitem o consumidor criar uma relação estreita de identidade e confiança no setor de alimentos, bebidas e embalagem. Os documentos podem ser acessados no seguinte endereço: http://www.ital.sp.gov.br/documentos.php

ITAL: 50 anos de apoio ao setor de alimentos em benefício da sociedade 

No mês de agosto de 2013, o ITAL comemora 50 anos de história. O Instituto foi fundado em 1963, como Centro Tropical de Pesquisas e Tecnologia de Alimentos (CTPTA), em um período em que o avanço na produção agrícola do País, decorrente da tecnologia aplicada no campo, levou à necessidade de desenvolvimento de pesquisas para garantir melhorias em toda a cadeia de alimentos.

Foi nesse cenário que, a partir da criação do CTPTA, foram criadas a primeira faculdade de engenharia de alimentos do País, associações e outras entidades de apoio necessárias para o desenvolvimento da então indústria de alimentos brasileira.

A partir dessa estrutura, o ITAL iniciou sua trajetória de desenvolvimento de pesquisas e novos produtos, oferecendo para o setor de alimentos e embalagens o conhecimento necessário para a produção de alimentos seguros e de qualidade.

Nestes 50 anos, o ITAL desenvolveu centenas de projetos de sucesso, fazendo com que o trabalho da instituição esteja presente em diversos alimentos consumidos pela população brasileira.   

 

 

Serviço

Agrishow - 20ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação 

Stand da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Data: de 29 de abril a 03 de maio de 2013

Horário: das 8h às 18h

Local: Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste / Centro de Cana (Rodovia Antônio Duarte Nogueira Km 321 - Ribeirão Preto - SP) 

 

Assessoria de Imprensa do ITAL

Cleide Elizeu – Jornalista

Yasmin Marini – Estagiária

Tel: (19)3743.1753

Cel: (19)8801.2773