Solicite um Orçamento

Ital na Mídia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Agro paulista está presente no Dia dos Namorados
Pesquisador do Ital ajuda a escolher um bom chocolate

Por Setor de Comunicação do Ital | Postado em 11/06/2020 15:27:09 | Atualizado em 15/06/2020 19:05:24

Do presente ao jantar especial, o Dia dos Namorados também é celebrado com produtos do agronegócio. Para comemorar este 12 de junho, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo dá algumas sugestões de presente e cardápio completo com produtos produzidos pelo agro paulista.

Difícil errar com um bom chocolate, mas como escolher?

Seja puro, bombom ou em formato de coração, os chocolates são ótimas opções de presente para aquecer o relacionamento e estão disponíveis em grande variedade no mercado brasileiro, mas é preciso atenção. O pesquisador Valdecir Luccas, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), lembra que só pode ser considerado chocolate se tiver no mínimo 25% (g/100 g) de sólidos totais de cacau na formulação ou 20% (g/100 g) de sólidos totais de manteiga de cacau no caso do chocolate branco.

Além disso, o produto não pode estar amolecido e ao consumir deve derreter rapidamente na boca sem causar residual gorduroso. “Quanto à coloração esbranquiçada na superfície, na maioria das vezes, não causa mal à saúde do consumidor, mas reduz a sensorialidade. Já os recheios podem ser susceptíveis ao desenvolvimento microbiano, principalmente aqueles com alto teor de umidade, podendo apresentar sabor estranho, rachadura e liberação de aromas indesejáveis”, detalha o pesquisador.

Para quem pensa em guardar o produto para fazer surpresa, é preciso atenção ao ambiente, que deve ter temperatura próxima a 20°C, sem oscilações, e umidade de 60%. “Como absorve odor, não deve ser armazenado próximo a alimentos que exalem cheiros fortes. Já os brancos são mais susceptíveis à oxidação por não possuírem em sua formulação sólidos de cacau, antioxidantes naturais”, completa.

Confira ainda na matéria completa vinhos de uvas produzidas em São Paulo para a noite especial, pimentas paulistas para temperar e pratos especiais fáceis de fazer em casa.