Solicite um Orçamento

Ital na Mídia
Ingredientes e Tecnologias
Alimentos Funcionais - Foco na prevenção
Saudabilidade agregada a produtos processados ganha várias vertentes com a união de conhecimento científico e avanço de tecnologia

Por Setor de Comunicação do Ital | Postado em 02/06/2020 10:51:07 | Atualizado em 02/06/2020 11:06:54

Já bem conhecidos por grande parte dos consumidores, alimentos e bebidas funcionais, além de nutrirem, trazem benefícios na prevenção de doenças, estimulando o crescimento da variedade de soluções para formulações de produtos, o que contribui para a diversidade de ingredientes e aplicações. Assim, a evolução das pesquisas de alimentos e bebidas sofre um forte impacto das tendências de consumo identificadas no mercado.

Em 2018, um levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) indicou que 80% da população brasileira se esforça para manter uma alimentação saudável. No início de 2019, uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) apontou a existência, no Brasil, de 29 milhões de vegetarianos, que quase dobrou em seis anos.

Ainda em 2010, a saudabilidade, característica primordial dos alimentos funcionais, já era apontada entre as tendências para a década até 2020 no estudo Brasil Food Trends 2020, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital). Dentre os nichos de mercado detalhados na publicação, incluem-se os produtos que trazem benefícios ao desempenho físico e mental, à saúde cardiovascular e gastrointestinal e ao estado de ânimo, entre outros.

Confira a matéria completa na edição 47 da revista Ingredientes e Tecnologias.