Solicite um Orçamento

Notícia
Feira
Apta se destaca em eventos sobre ambientes e ecossistemas de inovação na Agrishow 2023
“Passado, Presente e Futuro: caminhos da Apta na inovação do agro” e workshop do Corredor Agro abordaram contribuições tecnológicas nas diversas cadeias do agro

Por Gustavo Almeida, editado por Jaqueline Harumi | Postado em 03/05/2023 20:01:00 | Atualizado em 19/05/2023 17:29:42

Evento "Passado, Presente e Futuro: caminhos da Apta na inovação do agro" (crédito: Comunicação SAA)

Durante a 28ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) vem protagonizando eventos que buscam aproximar a pesquisa da disponibilização de soluções inovadoras para o agro. No primeiro dia da feira, o evento “Passado, Presente e Futuro: caminhos da Apta na inovação do agro” se propôs a contar a trajetória da Agência, que coordena as atividades de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e como a inovação sempre esteve no cerne de suas ações.

Iniciando com a história da criação de seus Institutos, alguns deles centenários, o coordenador da Apta, Carlos Nabil Ghobril, contou ao público como o foco sempre esteve na resolução dos problemas do agro através de processos e tecnologias inovadoras. Na sequência, foram abordados alguns cases de sucesso dos institutos da Apta que conseguiram, através de parcerias com a iniciativa privada, trazer soluções que impulsionaram novos negócios para o agro.

A diretora do Instituto Biológico (IB), Ana Eugênia de Carvalho Campos, falou sobre como a Apta tem se preparado para o futuro da inovação no agro. Ana Eugênia mostrou ao público presente algumas ações que já começaram ou estão sendo implementadas e que têm foco em processos inovadores, como os Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs), por exemplo, frutos de parceria com empresas e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP (Fapesp).

Conforme contou, a Apta se prepara para, ainda esse ano, lançar o Apta Hub, que vai contar com seis Ambientes promotores de inovação sediados em seus institutos em quatro cidades paulistas – Santos, São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto –, além de um Escritório de Negócios, em Campinas.

Os locais serão espaços preparados para fomentar a interação entre os pesquisadores da Apta, investidores e empresas do agro de todos os tamanhos, com o intuito de gerar, impulsionar e acelerar novos negócios e produtos para atender às demandas das mais diversas cadeias produtivas. O evento contou com a participação dos diretores dos Institutos de pesquisa, pesquisadores e representantes de empresas e startups.

Corredor Agro: impulsionando as tecnologias inovadoras do agro paulista

Dando continuidade às ações voltadas à inovação na Agrishow, a Apta, em parceria com o Sebrae e a Embrapa, organizou o workshop do Corredor Agro. O evento, que aconteceu no espaço Gourmet da Secretaria de Agricultura na Feira, configurou uma oportunidade de conectar diferentes agentes envolvidos com inovação voltada aos setores da agropecuária e de apresentar de forma mais aprofundada o Corredor de Inovação Agropecuária de SP e sua atuação enquanto rede de conexão entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), AgTechs e empresas de diferentes tamanhos.

Considerado uma grande rede de redes, o Corredor se baseia no conceito internacional de geografia da inovação, centrado em cinco cidades-âncora (Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Campinas e São José dos Campos) que concentram entidades de grande capital intelectual e de potencial tecnológico. A Apta e suas instituições de pesquisa são parte ativa da iniciativa, trazendo todo seu background em CT&I nas mais diversas cadeias do Agro. Também integram o Corredor, a Embrapa, universidades públicas de SP, outros institutos de pesquisa e iniciativa privada.

No workshop cada uma das cidades-âncora teve a chance de mostrar ao público um escopo das contribuições tecnológicas que desenvolve em sua área de atuação. Representando o ecossistema de inovação de Campinas, a pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC) Lilian Anefalos abordou a temática Negócios em Frutas, Legumes e Verduras (FLV) – Acesso ao mercado e rastreabilidade. Ela comentou como o ecossistema de inovação campineiro tem crescido rapidamente nos últimos anos, com intenso fomento da área tecnológica, sendo reconhecida como epicentro da tecnologia e inovação no Brasil e celeiro de startups – a cidade ficou entre as três finalistas do Prêmio Nacional de Inovação.

Lilian focou sua fala na rastreabilidade agrícola e citou iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável de base tecnológica. Enquanto iniciativas da Apta, a pesquisadora mencionou o Tropical Food Innovation Lab, sediado no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), e o Agr@s lab: Produção Agrícola Sustentável frente às Mudanças Climáticas, do IAC, como exemplos de iniciativas promissoras na promoção de novos negócios inovadores.

Quanto às outras quatro cidades-âncora, a USP de Ribeirão Preto representou a cidade trazendo oportunidades de Negócios em Biotecnologia. Já São Carlos, com foco em Negócios em Nanotecnologia, Fotônica e Tecnologia Quânticas, contou com apresentação da Embrapa Instrumentação. Piracicaba e seus Negócios em Bioenergia e Turismo Rural e Tecnológico foram representadas pelo Sebrae, e São José dos Campos trouxe a empresa Climatempo, do Agropolo Vale, falando sobre Negócios em Clima.

De acordo com as organizações integrantes, o Corredor Agro paulista tem potencial para ser a maior rede do tipo voltada à agricultura tropical no mundo, e de estar entre as cinco maiores do agro a nível global. O mapeamento inicial indicou a integração de pelo menos 30 ICTs ligadas diretamente ao agro ao projeto, além de mais de 300 AgTechs.