Solicite um Orçamento

Notícia
Capacitação
Atendendo a demanda do setor, Ital realiza curso inédito sobre shelf life de carnes
Coordenado por pesquisadoras do Centro de Tecnologia de Carnes, evento on-line ocorre de 21 a 23 de junho

Por Gustavo Almeida, editado por Jaqueline Harumi | Postado em 19/06/2023 00:00:00 | Atualizado em 28/06/2023 13:27:57

Conhecimento disseminado visa maior segurança no setor (Crédito: Antonio Carriero/Ital)

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, realiza o curso on-line Determinação de shelf life de carnes in natura e produtos cárneos. De acordo com a pesquisadora do Ital e diretora do Centro de Tecnologia de Carnes do Instituto (CTC), Ana Lúcia Lemos, a capacitação, que ocorre de 21 a 23 de junho, é inédita e foi elaborada a partir da procura pelo próprio mercado de informações precisas e acuradas sobre os procedimentos da área. “Organizamos um curso voltado especificamente para a vida útil [shelf life] de carnes e produtos cárneos, porque percebemos no segmento uma lacuna de conhecimento referente aos protocolos adequados para que a vida útil seja determinada com segurança”, diz.

Para Ana Lúcia, o mercado tem muito interesse nesse tipo de treinamento e empresas do setor procuram o Ital enquanto fonte confiável de informação. Dessa forma, o curso será uma oportunidade valiosa de se aprofundar no tema, contando com equipe altamente qualificada. “Temos sido muito demandados para esse tipo de assistência tecnológica. Várias são as metodologias disponíveis para que a vida útil seja determinada com segurança e, no curso, nós iremos abordar uma gama dessas metodologias”, ressalta a diretora do CTC.

Dentre os temas a serem abordados, estão: requisitos regulatórios, fatores que afetam o prazo de validade, estudo de estabilidade para estimativa de vida de prateleira, importância das avaliações microbiológicas e análise sensorial no acompanhamento da vida útil, sempre voltados às especificidades do setor de carnes. Ao lado de Ana Lúcia, o curso tem a coordenação da pesquisadora do Ital Renata Bromberg.

Serviço

Curso On-line Determinação de shelf life de carnes in natura e produtos cárneos
Data: 21 a 23 de junho
Horário: 8h30 às 13h
Informações: https://ital.agricultura.sp.gov.br/arquivos/ctc/eventos/2023/02-shelf-life/

Confira o release nos sites da Apta e da SAA