Postado em 19/05/2010 00:00:00
#Depois de mais de 18 meses de trabalho, a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) em parceria com o ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos) fez o lançamento do projeto Brasil Food Trends 2020. A proposta é iniciar um debate sobre as tendências do segmento de alimentos e bebidas para os próximos anos, com base nas modificações que o setor já está sofrendo. O diretor do ITAL e um dos coordenadores do projeto Luis Madi, enfatizou que o projeto criou a possibilidade de integrar empresas, instituições e toda a cadeia produtiva do agronegócio, incluindo o consumidor, para a realização de um estudo aprofundado do setor alimentício. Segundo Madi, essa integração é muito importante para traçar as estratégias de desenvolvimento do setor nos próximos anos. Em cerimônia, realizada no dia 18 de maio, foi lançada a publicação do projeto, que reúne o resultado do mapeamento da realidade presente e o futuro da indústria de alimentos no País e no mundo. Os dados contidos no livro foram baseados nos estudos e pesquisas realizadas em diversos países e em uma pesquisa nacional realizada pelo IBOPE. “Esta pesquisa detectou a adesão da sociedade brasileira às tendências internacionais do consumo de alimentos”, disse Raul Amaral Rego, coordenador técnico do BTF2020 e assessor do ITAL. Entre os resultados apresentados, a equipe do programa mostrou que os brasileiros estão se interessando por alimentos que trazem a praticidade e conveniência no seu modo de preparo. Além disso, os consumidores estão buscando alimentos com selo de qualidade, que são produzidos de modo mais sustentável e ético. “Esse comportamento dos consumidores brasileiros é bem semelhante às características do consumo mundial, que somente se diferencia pelo tipo de população, renda, e cultura do país”, afirmou Rego durante o evento. Além do lançamento da publicação, a FIESP e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo assinaram o protocolo de intenções do BTF 2020, que oficializa a criação do grupo estratégico que irá aprofundar as análises dos resultados do projeto, realizar novos cruzamentos de dados e estimular novos encontros e discussões relacionados ao tema. “A continuação do projeto irá auxiliar na inovação e nas novas pesquisas desenvolvidas pelos Institutos e Universidades”, disse Madi. A publicação e o projeto Brasil Trend Foods 2020 poderão ser conferidos no seguinte site: http://www.brasilfoodtrends.com.br/ Assessoria de Comunicação do ITAL Tel:(19)3743.1757 Cel:(19)8801.2773 Cleide Elizeu