Solicite um Orçamento

Ital na Mídia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Castanha tipo portuguesa: tradicional nas festas de fim de ano, é nutritiva e pode integrar a rotina
Passada essa época, o consumo diminui e se restringe, muitas vezes, a apreciadores e descendentes de europeus e asiáticos

Por Setor de Comunicação do Ital | Postado em 03/02/2021 20:14:04

“No Brasil, o comércio da castanha está atrelado às festividades de final de ano. Passada essa época, o consumo diminui, e se restringe, muitas vezes, aos apreciadores e descendentes de europeus e asiáticos que têm a castanha em sua alimentação cotidiana. Para mudar esse cenário, temos unido forças entre extensão rural, pesquisa, universidades e produtores, mostrando suas diversas formas de consumo e o seu potencial como alimento saudável”, comenta Silvana Catarina Sales Bueno, produtora de castanha e engenheira agrônoma que, por mais de 30 anos, atuou na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, no Núcleo de Produção de Mudas de São Bento do Sapucaí, da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS).

[...] Há um projeto em rede que articulou ações da CDRS, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “O resultado foi a caracterização dos frutos e das amêndoas de cultivares de castanheiro (Castanea spp.), desenvolvimento de tecnologia para colheita e pós-colheita e produção de subprodutos à base de castanhas, como a farinha”, ressalta Silvana.

Confira a matéria completa nos sites da SAA e da CDRS