CarneTec
Ciência e Processamento da Carne - Novos Desenvolvimentos
Ingredientes e outras tendências que marcarão uma nova década

Por Setor de Comunicação do Ital | Postado em 02/06/2020 15:39:30 | Atualizado em 02/06/2020 17:02:30

As rápidas mudanças no padrão de consumo de alimentos, principalmente em decorrência das crescentes preocupações com a saúde e o meio ambiente, devem se manter consolidadas na próxima década (2021-2030). A substituição de compostos sintéticos por soluções que que entregam rótulos limpos, com ingredientes conhecidos pelo consumidor, é uma tendência que permanecerá. Inúmeros são os desafios para as indústrias frigoríficas, pois requisitos de sabor, aroma, aparência, textura, vida útil, segurança microbiológica e conveniência, deverão atender tantos à expectativas do consumidor como requisitos regulatórios, entre outros.

Os produtos cárneos não são "novos" alimentos, portanto, muitas vezes, além da reformulação, são necessárias outras adequações, especialmente de processos, embalagens e eventualmente reduzir o tempo de vida útil frente aos produtos convencionais. As empresas fornecedoras de ingredientes para o segmento de produtos cárneos ampliam seu portfólio e se estabelecem como importantes parceiras no desenvolvimento de produtos com as características exigidas pelo mercado.

Leia o artigo completo da pesquisadora Ana Lúcia da Silva Corrêa Lemos, do Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) do Ital, na edição de abril a junho da revista CarneTec.