Sabores da Inovação
Com participação da Apta, evento do Conexão.f abordou relação entre pesquisa e gastronomia, na Agrishow
Reunião ocorreu nesta quinta-feira (4) com a presença da chef Dayse Paparoto

Por Gustavo Almeida | Postado em 05/05/2023 13:52:42 | Atualizado em 24/01/2024 13:44:54

Pesquisador Valdecir Luccas participou de bate-papo sobre café (crédito: Lisley Silvério/SAA)

No Espaço Gourmet da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo na Agrishow 2023, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) participou do evento Conexão.f - Sabores da Inovação. A reunião, que ocorreu na quinta-feira (4), teve como tema "Uma experiência gastronômica inovadora". Abordando as relações entre os desenvolvimento tecnológicos do agro e as aplicações na gastronomia e alimentação, o evento teve a presença da renomada chef Dayse Paparoto.

O primeiro painel contou com a participação do pesquisador da Apta Regional de Colina Gustavo Siqueira, que abordou tecnologias voltadas à pecuária bovina de corte desenvolvidas pela Apta, focadas na maior produtividade e qualidade da carne, e na sustentabilidade da produção. O pesquisador mencionou o constante desafio em fazer com que a pesquisa científica consiga trazer soluções reais para o pecuarista, num momento em que o aprimoramento tecnológico se faz essencial. "Na Apta, avaliamos todas as fases: cria, recria e engorda. A complexidade do sistema é muito grande", contou.

Na sequência, o pesquisador do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) Valdecir Luccas participou de um bate-papo sobre café. Luccas lembrou que o café é um produto incrível, consumido por cerca de 30 a 40% da população mundial. Ele contou que o Ital tem feito muitas pesquisas para melhorar a qualidade do café que chega à mesa do consumidor paulista e brasileiro, com ênfase em saudabilidade e na sustentabilidade do processo produtivo.

De acordo com o pesquisador do Ital, é possível utilizar coprodutos do café enquanto ingredientes na elaboração de alimentos, como recheios de biscoitos e bolos (óleo do café), capuccinos e bebidas em pó (extrato seco). "São produtos de alto valor agregado que conseguimos acrescentar em alimentos, e com propriedades bioativas fantásticas", disse Luccas.

O pesquisador destacou ainda a iniciativa do Núcleo de Pesquisa Orientado a Problemas do Ital (Plataforma Biotecnológica Integrada de Ingredientes Saudáveis), voltado à obtenção de novos produtos saudáveis e sustentáveis, dentre eles o óleo e outros derivados do café.

Sobre o Conexão.f

O Conexão.f é um Centro de Inovação Tecnológica que faz parte do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação. É uma spin-off da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) para atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação no agronegócio e meio ambiente.