Solicite um Orçamento

Notícia
Curso realizado no ITAL reúne pesquisadores, estudantes e profissionais da indústria de alimentos

Postado em 20/07/2016 13:27:42

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realizou um curso teórico-prático, para oferecer treinamento em metodologias oficiais de análise microbiológica de alimentos. 

As pesquisadoras do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA), Margarete Okazaki, Marta Taniwaki e Neliane Silveira coordenaram o curso, que foi realizado na sede da unidade, em Campinas, entre os dias 20 a 24 de junho de 2016. 

“Durante o curso, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos em higiene alimentar com aulas sobre bactérias, fungos e micro-ogranismos presentes em alimentos entre outros temas selecionados”, explicou a pesquisadora Margarete. 

O CCQA é um centro de excelência, capacitado para desenvolver pesquisas e projetos de grande interesse nas áreas de ciência e tecnologia de alimentos, além de prestar assessoria técnico-científica a toda cadeia produtiva do agronegócio.

Por meio do apoio de agências de fomento e de parcerias com o setor produtivo, atua no desenvolvimento de produtos e processos, sistema de garantia de qualidade, diagnóstico de falhas, emissão de pareceres técnicos, desenvolvimento e validação de métodos analíticos, realização de análises físicas, químicas, microbiológicas e sensoriais e atendimento de requisitos para exportação.

Segundo o Secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim, a parceria dos institutos de pesquisa da Secretaria com a indústria do Estado de São Paulo e Brasil são de extrema importância para o desenvolvimento de produtos com maior qualidade para o consumidor e ressaltou que a transferência do conhecimento é uma prioridade para o governador Geraldo Alckmin. 

Notícias Relacionadas

Divulgação científica
31/10/2025 17:18:36
NPOP-PBIS
Tecnologia de alimentos e clean label: inovação com mais transparência


Notícia
29/10/2025 15:50:39
Reconhecimento
Prêmio Apta Semeador do Futuro 2025 homenageia pesquisa paulista


Notícia
24/10/2025 17:54:36
Foco em ciência e tecnologia
Comer Com Ciência lança site ampliando ações de comunicação do Ital com a sociedade


Notícia
03/10/2025 15:55:42
Pós-graduação
Ital oferece oito vagas para mestrado stricto sensu em Ciência e Tecnologia de Alimentos


Notícia
30/09/2025 11:30:41
CCD
Fapesp aprova quatro centros de pesquisa liderados pela Apta