Solicite um Orçamento

Notícia
Alimentos Industrializados 2030
Demanda do consumidor e ações da indústria de alimentos têm destaque na Anufood Brazil 2020
Representantes do Ital integraram programação de três congressos e lançaram duas publicações

Por Jaqueline Harumi | Postado em 13/05/2020 10:45:58

Luis Madi e Raul Amaral integraram o Congresso Abir 70 anos (Crédito: Abir)

Às vésperas do início da quarentena de combate à pandemia do novo coronavírus, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, contribuiu com a difusão de conhecimento na programação da Anufood Brazil 2020, realizada de 9 a 11 de março, no Expo São Paulo, na capital paulista. Em três congressos, foram abordadas as demandas do consumidor, o panorama e as ações transformadoras da indústria de alimentos, mitos e verdades sobre bebidas não alcoólicas e lançados dois estudos dedicados aos alimentos industrializados.

Em sua segunda edição e inspirada em centenária feira alemã, a Anufood Brazil contou com 9 mil visitantes de 32 países, incluindo autoridades como o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, que participou da abertura do evento. “As empresas estão mostrando que nossa economia está funcionando e crescendo, e que, com trabalho e integração temos capacidade de encontrar soluções para eventuais desafios”, disse.

Logo após a abertura, houve o lançamento do documento Pães Industrializados, fruto de parceria do Ital com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi). Publicado em versão digital gratuita neste site, o trabalho inaugura a Série Alimentos Industrializados 2030, coordenada pelo Ital, que abrangerá um total de dez documentos sobre origem, composição detalhada, segurança para consumo e valor nutricional dos tipos de produtos alimentícios classificados equivocadamente como “ultraprocessados”. Serão abordados ainda iogurtes, sucos, hambúrgueres, biscoitos, sorvetes, salsichas, margarinas, barras alimentícias e pratos prontos industrializados.

No primeiro dia, o diretor de Assuntos Institucionais do Ital, Luis Madi, integrou o painel “Tendências no Consumo de Alimentos” no Congresso Anufood Brazil 2020, sob a curadoria da FGV Projetos, em que também palestraram Juan Francisco Delgado Morales, vice-presidente da Fundação Europeia para Inovação, Renato Dolci, parceiro associado da BTB Data, e Marcelo Suarez, economista e diretor de marketing das marcas de consumo da BRF.

Já no segundo dia do evento, Madi e o coordenador da Plataforma de Inovação Tecnológica do Ital (PITec), Raul Amaral, participaram do debate “Mitos e Verdades do Setor” durante o Congresso Abir 70 anos, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólica. Também foram debatedoras do tema a diretora da Sociedade Brasileira de Nutrição e Alimentação (Sban), Márcia Terra, e a presidente interina do International Life Sciences Institute (ILSI) Brasil, Fernanda Martins.

No último dia, foi a vez do Congresso Indústria de Alimentos 2030, dedicado a apresentar ações transformadoras de 17 empresas em valor nutricional dos produtos, sustentabilidade da produção e transparência na comunicação com a sociedade, oportunidade em que houve lançamento de publicação homônima, cuja versão digital gratuita está disponível neste site. “Pretendemos ainda trabalhar com informações de outras empresas e mostrar as principais transformações que poderão afetar as indústrias de alimentos, bebidas e embalagens nos próximos anos”, ressaltou Madi, que coordena o projeto Alimentos Industrializados 2030.