Incentivo
Desenvolvimento da cadeia produtiva da macaúba paulista é tema de reunião na SAA
Encontro discutiu ações para incentivar o cultivo da planta no estado

Por Comunicação SAA, editado por Jaqueline Harumi | Postado em 17/01/2024 00:00:00

Reunião com o deputado Marco Bueno e representantes da Acros, na sede da SAA (crédito: João Luiz/SAA)

O cenário atual da cadeia produtiva da macaúba foi o tema da reunião entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e o deputado estadual, Marco Bueno, que veio à sede da pasta acompanhado de representantes da startup Acros, na terça-feira (16/01). Durante o encontro foram discutidas ações para incentivar o cultivo da planta no estado.

A macaúba, conhecida popularmente também como coco-baboso, coco-de-espinho ou macajuba, é uma palmeira nativa brasileira da família botânica Palmae e pode ser encontrada em quase todas as regiões do território brasileiro. A startup Acros atua em toda a cadeia produtiva da macaúba, desde o melhoramento genético, campo, até os processos de pós-colheita para obtenção de óleos e farinhas da macaúba.

Para o subsecretário de Agricultura, Orlando de Melo Castro, é primordial a elaboração de um estudo técnico para promover, estrategicamente, a produção em diferentes regiões. Castro pontuou ainda a importância das ações realizadas do programa Integração Lavoura-Pecuária.

Ficou acordado no encontro que o grupo da Acros encaminhará à Secretaria um projeto detalhado com o intuito de fomentar o setor. O coordenador geral da Cati, Ricardo Pereira, trouxe em pauta a relevância de instalar vitrines para incentivar o produtor rural no cultivo e medidas para estruturar a cadeia produtiva da macaúba.

Para o coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria, Alberto Amorim, além das contribuições dos estudos científicos dos institutos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e das ações realizadas pelos Arranjos Produtivos Locais (APLs), a Pasta também poderá ser um elo importante com a iniciativa privada.

Além do assessor técnico de Gabinete da SAA, Ricardo Rosário, estiveram presentes no encontro representantes da Cati Sementes e Mudas, Edgar Petisco; do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), Eloísa Garcia e Roseli Ferrari; do Instituto Biológico (IB-Apta), Fernando Baldo e Luís Leite, e do Instituto Agronômico (IAC-Apta), Carlos Colombo, assim como os produtores de macaúba Luiz Henrique Chorfi Berton e Danilo Chorfi Berton. Também participaram Marco Bueno, coordenador regional do Republicanos; Francisco Antônio de Oliveira, assessor do deputado federal Marcos Pereira; Tiago Jardim, presidente da Associação Comercial e Agrícola de Serra Negra, e João Dei Santi, ex-prefeito de Serra Negra.

Confira o release no site da SAA.