Solicite um Orçamento

Notícia
Capacitação
Ital prevê realizar 37 cursos, seminários, workshop, conferência e congresso em 2026
Calendário de eventos dedicados a alimentos e embalagem terá início em 4 de março e dois deles já estão com inscrições abertas

Por Jaqueline Harumi | Postado em 08/01/2026 11:35:32 | Atualizado em 08/01/2026 15:35:30

Global Pet Food Summit terá nova edição promovida pelo CTC, que completará 50 anos com congresso (crédito: Antonio Carriero/Ital)

De março a novembro, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e sediado em Campinas, planeja realizar 37 eventos, sendo que dois deles já estão com inscrições abertas – confira o calendário completo.

Destacam-se o Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Carnes, que celebrará os 50 anos do Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) do Ital, o workshop híbrido Análise Sensorial na Prática: Histórias e Estratégias que Inspiram, a Conferência Internacional sobre Reciclagem de Embalagens e o Seminário Inovações em Embalagens Celulósicas: Caminhos para a Economia Circular, assim como a segunda edição do Global Pet Food Summit: Tendências e Desafios do Setor Cárneo.

Segurança e qualidade de alimentos

O Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA) abre o calendário com capacitação presencial em 4 e 5 de março dedicada a Técnicas de Análise Sensorial em Alimentos e realizará outros cinco cursos, encerrando sua agenda em 9 de outubro com o inédito Workshop Análise Sensorial na Prática: Histórias e Estratégias que Inspiram.

Assim como em 2025, serão realizados três cursos dedicados a análise microbiológica de alimentos. O primeiro, em 5 e 6 de maio, terá como foco técnicas de inoculação e cálculo de resultados. Já os outros dois serão de métodos de análise microbiológica de alimentos, sendo teórico-prático presencial de 18 a 22 de maio e teórico on-line de 4 de setembro a 2 de outubro.

Outro tradicional curso, HACCP: dos fundamentos à certificação, será on-line de 4 a 6 de agosto, e pela segunda vez será ofertado o curso Cultivo Celular: Metodologias Essenciais e Aplicações na Pesquisa, Biotecnologia e Medicina, de 10 a 12 de agosto.

Ainda na área de segurança de alimentos, o European Hygienic Engineering & Design Group (EHEDG), cuja sede regional Brasil é no Ital, realizará duas edições presenciais do seu curso avançado de projeto sanitário, de 17 a 19 de março, que está com inscrições abertas, e de 18 a 20 de agosto.

Processamento e inovação

Além do tradicional curso presencial Fabricação de Iogurtes e Bebidas Lácteas Fermentadas, em 30 de setembro, o Centro de Tecnologia de Laticínios e Bactérias Lácticas (Tecnolat) oferecerá em 10 e 11 de março o inédito curso on-line Controle e Estabelecimento de Processos Térmicos Aplicados a Alimentos e Fármacos, ambos abordando teoria e prática.

O termoprocessamento de alimentos também será foco dos cursos Alimentos Enlatados - Princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes (BPCS Training) e Cálculo de Processos Térmicos, programados para 24 a 28 de agosto e 6 a 8 de outubro, respectivamente, sob coordenação do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea).

Já a vida de prateleira recebe, mais uma vez, especial atenção do Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec), que promoverá o já tradicional curso on-line Shelf Life de Alimentos, em 14 e 15 de outubro.

Prestes a completar meio século de história, o Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) oferecerá dois cursos: Determinação de shelf life de carnes in natura e produtos cárneos, no formato on-line de 13 a 15 de abril, e Processamento e segurança de presunto cozido e produtos cárneos marinados, no formato híbrido de 1º a 3 de julho. Além disso, no segundo semestre, promoverá o Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Carnes em comemoração aos seus 50 anos, de 20 a 23 de outubro, e o II Global Pet Food Summit: Tendências e Desafios do Setor Cárneo, em 10 e 11 de novembro.

O Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec), por sua vez, novamente é a unidade técnica do Ital que mais ofertará capacitações, totalizando 12 cursos. Abre a agenda, em 20 de março, seu único curso on-line: ABNT NBR ISO 14020 – Rótulos e declarações ambientais.

Os cursos dedicados à fabricação de gummies e jellies, de pão de queijo e de barras de cereais e frutas estão previstos para 15 de abril, 18 de agosto e 24 de setembro, respectivamente. Pela alta demanda, serão realizadas duas edições dos cursos focados na fabricação de chocolate (20 e 21 de maio e 21 e 22 de outubro) e de drageados de chocolate (14 de maio e 17 de setembro) e na avaliação da qualidade da farinha de trigo (10 e 11 de junho e 25 e 26 de novembro).

Completam a agenda do Cereal Chocotec os cursos Produtos de Panificação: Fundamentos e Saudabilidade, em 6 e 7 de maio, e Microencapsulação Aplicada em Produtos Alimentícios, em 7 e 8 de outubro

Embalagem e sustentabilidade

A programação do Cetea novamente abrange cursos dedicados aos diferentes materiais de embalagem: Regulamentos da Anvisa sobre embalagens e materiais plásticos de contato com alimentos, presencial em 24 e 25 de março, Embalagens plásticas: materiais e propriedades, híbrido de 11 a 13 de maio, Regulamentos da Anvisa sobre embalagens e materiais celulósicos destinados ao contato com alimentos, on-line em 26 e 27 de maio, Requisitos básicos e legislação aplicadas às embalagens metálicas, presencial em 10 e 11 de junho, e Embalagens de vidro para alimentos e bebidas, presencial de 21 a 22 de outubro.

A novidade do Cetea para este ano está em eventos dedicados à sustentabilidade: a Conferência Internacional sobre Reciclagem de Embalagens, em 9 e 10 de setembro, e o Seminário Inovações em Embalagens Celulósicas: Caminhos para a Economia Circular, em 15 de outubro.

Confira o release nos sites da Apta e da SAA