CIIC 2020
Dezoito trabalhos de iniciação científica ligados à Secretaria de Agricultura são reconhecidos
Pesquisas foram conduzidas por bolsistas do IAC, Ital, IZ e Apta Regional

Por Gustavo Almeida, com colaboração de Jaqueline | Postado em 16/10/2020 14:41:49 | Atualizado em 16/10/2020 19:48:31

Panetone controle (esq.) e panetone com adição de flocos de casca de manga (dir.) após assados em projeto de Matheus Malaquias

A organização da 14ª edição do Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica (Ciic 2020) divulgou a lista dos trabalhos agraciados durante o evento, que ocorreu pela primeira vez na forma on-line devido à pandemia do novo coronavírus. Ao todo, 18 bolsistas que atuam em órgãos de pesquisa ligados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo tiveram seus estudos reconhecidos no evento, que ocorreu em 1º e 2 de outubro - confira.

Realizado anualmente, o Ciic é uma oportunidade para bolsistas de iniciação científica de unidades de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentarem os trabalhos que desenvolveram com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Presente entre os diretores das instituições da Apta na cerimônia de abertura do evento, a diretora geral do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Eloísa Garcia, disse considerar a vivência com a equipe técnica um capítulo da vida importante para seguir a carreira científica ou não, em especial pelo contexto de 2020, e agradeceu o empenho de todos os envolvidos. "Dada a situação extrema causada pela pandemia, com dificuldade de encerrar os trabalhos, de levar a contenda à pesquisa, chegar até esse momento é fruto de dedicação dos pesquisadores e dos bolsistas", afirmou. Participaram também da abertura os diretores do Instituto Agronômico, Marcos Antônio Machado, do Instituto de Zootecnia, Luiz Marques da Silva Ayroza, da Apta Regional, Silvio Tavares, além de chefes e pesquisadores da Embrapa.

Das apresentações orais do Ital, foram avaliadas como as melhores as bolsistas Beatriz de Oliveira, orientada por Paulo Carvalho, por estudo da estabilidade de bixina em sementes de urucum (Bixa orellana L.) armazenadas em diferentes embalagens, e Taynara Soto, sob orientação de Marta Taniwaki, por pesquisa dedicada à biodiversidade das espécies toxigênicas de Aspergillus em alimentos. Matheus Malaquias também recebeu reconhecimento pelo estudo do efeito da adição de flocos de casca de manga obtida por drum dryer quanto às propriedades tecnológicas de panetones de longa fermentação, sob orientação de Elizabeth Nabeshima.

"A parte mais interessante do meu projeto é o fato de se reaproveitar resíduos das cascas de manga que seriam descartados e poder observar, por meio das análises, o grande potencial que eles têm e o quanto conseguimos agregar ao nosso produto apenas pela simples incorporação", comenta Malaquias, que é graduando de Ciências dos Alimentos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP) e tem a intenção de se tornar pesquisador. "Sempre fui muito curioso em saber como as coisas funcionam ao meu redor, então eu me sinto bem nessa área. Outra coisa que me fascina é o aprendizado, além de poder provar aquilo que está na literatura por meio das análises", relata.

Já os pôsteres premiados do Ital foram dos bolsistas Guilherme Medeiros, sobre emprego de gelificação iônica na microencapsulação dos bioativos do extrato da erva mate (Ilex paraguariensis), Juliana Rodrigues, a respeito da presença de contaminantes inorgânicos em açúcar não centrifugado, e Rafaela Salgado, sobre influência dos simulantes na migração de antimônio e alumínio em filmes de PET e BOPP. Os orientadores foram Sílvia Moura, Marcelo Morgano e Paulo Kiyataka, respectivamente.

Confira matéria completa nos sites da Apta e da SAA