Agenda
Dia de visita coloca trabalhos desenvolvidos pela pesquisa, extensão rural e defesa agropecuária sob holofotes
Em Campinas, institutos e coordenadorias da Secretaria de Agricultura e Abastecimento recebem visita do secretário Antonio Junqueira

Por Barbara Beraquet e Lisley Silvério | Postado em 20/01/2023 00:00:00 | Atualizado em 27/01/2023 10:29:11

Antonio Junqueira conversou com o Conselho Diretor do Ital (Crédito: Rodrigo Di Carlo/Cati)

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, acompanhado do secretário executivo, Marcos Renato Böttcher, e do coordenador de Relações Institucionais, José Luís Fontes, estiveram em Campinas nesta sexta-feira (20) para visitar as sedes das coordenadorias e institutos da Secretaria.

A agenda teve início logo cedo no Instituto Agronômico (IAC), onde pesquisadores e funcionários da casa puderam conhecer o novo secretário e mostrar um pouco do trabalho realizado pelo Instituto em seus centros, grupos e núcleos de formação.

O secretário lembrou suas origens na produção rural, seu trabalho como administrador de empresas e produtor rural. "Aceitei o convite para ser secretário para ajudar meu povo - o agricultor. Meu compromisso é melhorar a vida dos pequenos e médios produtores e de todos os nossos servidores", diz. “Contem comigo", reforça Antonio Junqueira.

"A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), a Coordenadoria da Defesa Agropecuária (CDA) e a Agência Paulista de Tecnologia de Agronegócios Regional (Apta Regional), na subsecretaria em que administro, nos permitem atuar fortemente e atrair parcerias, com segurança para os institutos e para os parceiros", realça Orlando Melo de Castro, subsecretário de Agricultura.

Já o coordenador da Apta, Sergio Tutui, celebrou o bom trabalho realizado até agora e comentou do desejo de construir um projeto para os próximos anos. "Queremos avançar a partir do bom trabalho que temos feito, dando continuidade as atividades ”, enfatiza.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, e o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, receberam o secretário na Fazenda Santa Elisa, para visita à primeira usina pública a ser licenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Usina Verde de Compostagem, parceria entre IAC, Ceasa Campinas, Sanasa e Secretaria de Serviços Públicos.

Ainda ao final da manhã, no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), a diretora geral Eloísa Garcia apresentou, acompanhada do Conselho Diretor, a estrutura e as atividades da instituição, desempenhadas por meio de laboratórios de referência em microbiologia, química, análises físicas e sensoriais, e de centros tecnológicos especializados em produtos cárneos, laticínios, cereais, chocolate e confeitos, panificação, frutas e hortaliças, proteínas vegetais e embalagem.

"Tivemos muito trabalho para que o Ital completasse 59 anos como uma instituição de pesquisa referência na área em que atua, mas sabemos que precisamos trabalhar de maneira cada vez mais inovadora, pois não são os mesmos caminhos que nos trouxeram até aqui que nos levarão a um futuro de sucesso", comentou Eloísa, lembrando a necessidade de valorização e contratação de servidores para manutenção de todas as atividades da instituição com qualidade.

À tarde, em visita à sede da Secretaria em Campinas, o secretário participou da abertura da reunião da Câmara Setorial de Produtos Apícolas. Nos diversos setores da Cati, CDA e Apta Regional, recebeu os cumprimentos e boas-vindas dos servidores.

“Passamos um dia muito produtivo, em que pudemos passar ideias e projetos, muito bem-recebidos pelo secretário, o que nos dá incentivo para a continuidade dos trabalhos”, observa Alexandre Manzoni Grassi, coordenador da Cati.

Luís Fernando Bianco, coordenador da Defesa, enfatizou que não existe trabalho menor e que é a somatória de todas as pessoas atuantes na Secretaria que garante os bons resultados.

Daniel Gomes, diretor da Apta Regional, agradeceu a oportunidade desse encontro e se colocou à disposição para o desenvolvimento dos trabalhos junto a Secretaria por meio da agência regional. "Temos uma expectativa muito boa com a vinda do secretário, estamos bem esperançosos que possamos servir ao Estado e a população do agro com maior efetividade."

Segundo Orlando, há um conjunto de ações que mostra a grandeza da Secretaria e também da Subsecretaria, que trabalha com as três coordenadorias [Apta, Cati e CDA], para realmente "dar suporte técnico para entendimento e agregação de ações nessas três áreas". "É uma articulação muito saudável para a Secretaria, e, evidentemente, quem ganha é o produtor paulista. Aqui temos tecnologia, assistência técnica e defesa agropecuária [nossa segurança nacional]."

O secretário executivo disse estar animado e com grandes expectativas em sua primeira visita. "Temos tudo para fazer um excelente trabalho e dar ótimos resultados diante do que foi apresentado hoje. Nosso objetivo é atender e melhorar a vida da população, além de trazer estímulo aos servidores, dando condições para devolver à sociedade o que fazemos de melhor na área", destaca Böttcher.

“Vim me apresentar a este ‘timaço' da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Vi muitas instalações modernas, o que me deixou muito feliz. O Estado de São Paulo é a vigésima primeira economia do mundo, caso fosse um país. Eu estou na melhor secretaria”, finalizou o secretário.

Confira o release nos sites da Apta e da SAA