Oportunidade
Economia circular, sustentabilidade e logística reversa são foco de bolsa de pós-doutorado oferecida pelo Ital
Doutores devem se inscrever até 20 de outubro para a vaga, que exige graduação em Química, Engenharia Ambiental, Química, de Materiais ou de Alimentos, Gestão Ambiental ou área correlata

Por Jaqueline Harumi | Postado em 09/10/2023 16:32:11 | Atualizado em 25/10/2023 18:09:41

Conhecimentos básicos de técnicas instrumentais como cromatografia gasosa estão entre o requisitos para a vaga (crédito: Antonio Carriero/Ital)

O Centro de Ciência para o Desenvolvimento Soluções para os Resíduos Pós-Consumo: Embalagens e Produtos (CCD Circula) recebe inscrições até 20 de outubro para mais uma bolsa de pós-doutorado na área de sustentabilidade com atividades no Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – confira o edital. Desta vez, a oportunidade é focada em economia circular e logística reversa de embalagens.

Oferecida através da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), a bolsa tem duração de 24 meses e valor mensal de R$ 9.047,40. O selecionado deverá executar projeto dentro do tema proposto, colaborar em outros projetos do CCD Circula, incluindo apoio na redação e revisão de trabalhos científicos, e trabalhar em ações que visem a transferência de tecnologia e conhecimento, além de auxiliar na orientação e coorientação de alunos.

Além de ter doutorado e bom domínio do inglês escrito e falado, o candidato deve ter concluído graduação presencial em Química, Engenharia Ambiental, Química, de Materiais ou de Alimentos, Gestão Ambiental ou área correlata. É requisitada também experiência comprovada em redação de artigos científicos com publicações recentes e em métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa ligada a economia circular, sustentabilidade e logística reversa de embalagens.

O processo seletivo levará em consideração ainda conhecimentos em extrusão e reciclagem de materiais de embalagem e em técnicas de caracterização de materiais poliméricos, assim como noções de legislação de embalagens para contato com alimentos e em técnicas instrumentais como cromatografias líquida e gasosa e espectrometria.

Sobre o CCD Circula

Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) com financiamento público-privado, o CCD Circula integra 90 profissionais de nove instituições brasileiras de ensino e pesquisa em busca de soluções nacionais inovadoras para a destinação de resíduos de produtos e embalagens após o consumo.

Com base nos princípios da economia circular e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), a experiente equipe multidisciplinar do CCD Circula visa gerar e difundir conhecimento aplicado de interesse do setor produtivo e da sociedade para reduzir ou eliminar o impacto negativo dos resíduos pós-consumo através de inovações tecnológicas, sociais, de modelos de negócio e de proposições de políticas públicas.

O CCD Circula tem como integrantes o Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/Apta/SAA), líder do projeto, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV Eaesp), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP), o All4Food, o Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e a Escola Senai Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini.

Saiba mais: https://ital.agricultura.sp.gov.br/ccd-circula

Confira o release nos sites da Apta e da SAA