Inauguração
Ecossistema de inovação de São Paulo ganhará espaços para o desenvolvimento de startups com foco no agro
Com ambientes localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Santos e Ribeirão Preto, AptaHub visa promover conexão dos empreendedores com atores do ecossistema de CT&I do agronegócio e institutos de pesquisa vinculados à Apta

Por Comunicação SAA, editado por Jaqueline Harumi | Postado em 22/11/2023 00:00:00 | Atualizado em 19/12/2023 17:11:31

O AptaHub, rede de ambientes e inovação com foco no agro, inaugura nesta quarta-feira (22) o AptaHub Gramado e o AptaHub Itapura, ambos localizados em Campinas. Esses são os primeiros de seis espaços, que se juntam ao ativo Escritório de Inovação, criados para promover a cultura de inovação e ampliar a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio paulista e nacional, garantindo a segurança alimentar e o desenvolvimento científico e tecnológico. A iniciativa é realizada pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, com execução do Cietec e coexecução Wylinka e ImpactHub.

O lançamento reúne representantes do poder público, diretores de NITs e dos institutos vinculados à Apta, empreendedores, pesquisadores, representantes de empresas e instituições parceiras. Na ocasião, o governador de SP, Tarcísio de Freitas, e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, participam da solenidade de descerramento das placas dos ambientes AptaHub Gramado e AptaHub Itapura. A Apta busca, com isso, integrar ainda mais as atividades de suas sete instituições de pesquisa - Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto de Zootecnia (IZ) e Apta Regional -, além de estimular a relação com a iniciativa privada, acelerando processos inovadores que beneficiem os setores do agronegócio paulista e nacional.

“A Agência busca alinhar-se às tendências internacionais de maior integração interinstitucional e interação com a iniciativa privada. Com a criação do AptaHub, abrimos um novo campo de oportunidades para que projetos inovadores possam ser desenvolvidos de forma conjunta, integrando a comunidade acadêmica, atores privados e instituições públicas, visando à criação de negócios de base tecnológica ou com cunho inovador. Este é um arranjo inovador no ecossistema, mas sem dúvidas trata-se de um caminho próspero que permite o avanço tecnológico, ganhos de produtividade, além de ser fundamental para gerar conhecimento, desenvolvimento e resiliência no agro,” esclarece o coordenador da Apta, Carlos Nabil Ghobril.

Os espaços colaborativos e de interação entre atores locais e o ecossistema para desenvolvimento de novos negócios no agro estão localizados nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas e Santos. O foco está em apoiar e fomentar soluções tecnológicas e intensivas em conhecimento do setor (agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, alimentos, indústrias e setores correlatos).

Estrutura

Modernos e inspiradores, os novos ambientes de inovação foram projetados para promover o empreendedorismo, a criatividade e a transformação do agro. Os espaços abrigarão, inicialmente, 28 startups e projetos selecionados em edital para o Programa de Residência AptaHub. As iniciativas intensivas em conhecimento de base tecnológica, as chamadas deeptechs, poderão acessar 298 posições fixas, oito espaços de coworking, sete espaços de descompressão, seis áreas para realização de eventos e um laboratório multiusuário. O programa de residência também impulsionará as soluções tecnológicas, por meio de mentorias, direcionamentos estratégicos, eventos, workshops, benefícios e conexões entre pessoas de diversas áreas, organizações do ecossistema de CT&I do agronegócio e institutos de pesquisa.

As empresas e projetos selecionados poderão usufruir das atividades programáticas e das instalações do AptaHub, gratuitamente, até 30 de julho de 2024.

AptaHub

Rede de ambientes de inovação de excelência que conecta pessoas e soluções inovadoras com foco no agro, o AptaHub tem o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação do agro e apoiar as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, coordenadas pela Apta, a construir pontes, ampliando a conexão entre institutos, pesquisadores, empreendedores e grandes empresas, sempre visando gerar valor para o setor.

O AptaHub é fruto de chamamento público capitaneado pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das ICTs que compõem a Apta, sendo executado por três Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam em rede: Cietec, Impact Hub e Wylinka. Ao longo do termo de colaboração, o projeto promoverá a execução de programas de formação de pesquisadores e empreendedores no uso de ferramentas ágeis, temáticas de inovação e empreendedorismo; parcerias e projetos para estimular a cooperação dos institutos com o setor produtivo; auxílio na captação de recursos financeiros; eventos de mobilização do ecossistema de inovação; apoio e o lançamento de ambientes físicos e virtuais, entre diversos outros pontos voltados a fazer com que o conhecimento produzido nas instituições de pesquisa chegue à sociedade.

Confira o release no site da Apta