Evento irá abordar o papel dos Parques Tecnológicos na economia

Postado em 07/05/2014 11:25:18

No próximo dia 22 de maio, acontecerá o evento “Experiências Internacionais de Clusters e Parques Tecnológicos: A importância dos Clusters e de seus Parques Tecnológicos como instrumentos para fortalecer o desenvolvimento sócio econômico regional”, na sede do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), em Campinas.

O encontro irá mostrar também a importância dos Parques e Clusters para os sistemas regionais e nacionais de inovação e o desenvolvimento local, contando com a presença de quatro palestrantes internacionais, que apresentarão seus respectivos cases. No período da manhã, Shirley Jamieson, diretora de marketing do Cambrigde Entreprise - escritório de transferência de tecnologia da Universidade de Cambridge (Inglaterra) -, apresentará o modelo instituído por esta universidade, suas principias iniciativas, em especial os Parques Tecnológicos, e como estas iniciativas impactam no desenvolvimento local e nacional.

Já no período da tarde, o evento trará as experiência do consórcio Feeding the Planet, formado por três clusters agroalimentares e biotecnológicos de classe mundial, instalados na Europa e coordenados pela Região da Lombardia, na Itália. Serão apresentados também os cases do Agropólis: um cluster orientado à pesquisa e educação em Agricultura, Alimento, Biodiversidade e Meio Ambiente, localizado em Montpellier, na França; do Parco Tecnológico Padano e Cluster em Biotecnologia e Alimento, da Lombardia, Itália; e do Food Valley Cluster e o desenvolvimento econômico regional na Holanda.

“O evento faz parte de um grande esforço realizado por nós para aproveitar melhor o potencial que a região de Campinas apresenta. A iniciativa é importante para observamos os modelos de sucesso implementados em outros país e para adaptarmos essas experiências à nossa realidade”, afirma Eduardo Gurgel, diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e um dos idealizadores do evento.

“É importante para o Estado de São Paulo e, automaticamente, para o Brasil, pois ainda não exploramos esse modelo adequadamente como o que ocorre em países como a Itália, Holanda e França. Neste sentido, torna-se necessário aplicar esse modelo de sucesso ao Brasil para aumentar as parcerias e consultorias de empresas que operam no país”, avalia Luís Madi, diretor do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL).

Na opinião de Mariana Savedra Pfitzner, diretora de Desenvolvimento Econômico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, da Prefeitura de Campinas, a ocasião é importante para levantar questões relacionadas às políticas. ”Esse evento é essencial para discutirmos as políticas de C,T&I no contexto do desenvolvimento dos parques tecnológicos da Região Metropolitana de Campinas através de experiências internacionais”, defende.

“Experiências Internacionais de Clusters e Parques Tecnológicos: A importância dos Clusters e de seus Parques Tecnológicos como instrumentos para fortalecer o desenvolvimento sócio econômico regional”, é um evento correalizado entre a Fundação Fórum Campinas, o ITAL, a Prefeitura Municipal de Campinas, a Agência de Inovação Inova Unicamp e o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, com apoio do CIESP.