Ital na Mídia
G1 Campinas e Região
Pesquisa de Campinas substitui açúcar por manga em chocolate ao leite mais saudável
Estudo é resultado de parceria entre Unicamp e Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital). Farinha feita com fruta desidratada corresponde a 33% do açúcar na receita. Opção pode ser aplicada na indústria sem grandes alterações.

Por Jaqueline Harumi | Postado em 23/09/2019 17:44:19 | Atualizado em 21/10/2019 11:26:06

Pesquisador Valdecir Luccas foi co-orientador do estudo (Crédito: Patrícia Teixeira/G1)

A receita de chocolate ao leite tradicional tem uma boa dose de açúcar. Em busca de uma opção mais saudável - sem perder doçura e sem trair os chocólatras -, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) descobriram que a manga pode ser usada para substituir 33% do açúcar na opção tradicional.

O segredo está na farinha feita com manga desidratada; a fruta foi escolhida pela doçura e nutrientes. Os estudos e testes na universidade e no Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec) do Ital duraram dois anos, incluindo a opinião de provadores treinados e de 126 consumidores de diferentes faixas etárias.

Confira a matéria completa, em que o pesquisador Valdecir Luccas, do Ital, é o entrevistado.