Solicite um Orçamento

Notícia
Concurso Público
Governo de SP convoca 37 novos pesquisadores científicos para escolha de vagas
Convocados deverão comparecer entre 26 e 28 de janeiro, no Instituto Agronômico, em Campinas

Por Comunicação SAA, editado por Jaqueline Harumi | Postado em 23/12/2025 00:00:00

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo convoca para escolha de vagas, entre 26 e 28 de janeiro, os candidatos habilitados no Concurso Público para o cargo de Pesquisador Científico I listados no Edital DGP nº 01/2025.

Ao todo estão disponíveis 37 vagas em diversas áreas de especialização para atuar nas instituições de pesquisa da Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta): Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Zootecnia (IZ), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto de Economia Agrícola (IEA) e Apta Regional.

As sessões de escolha de vagas ocorrerão no Instituto Agronômico (IAC), em Campinas, conforme cronograma e relação nominal detalhadas no edital. O processo seguirá rigorosamente a ordem de classificação dos candidatos por cargo e área de especialização da respectiva unidade de exercício.

O documento também estabelece as orientações gerais obrigatórias para participação na sessão, incluindo regras de comparecimento, possibilidade de representação por procurador e os procedimentos necessários para a realização da perícia médica de ingresso, etapa indispensável para a posse no cargo.

Apesar de o concurso prever salário inicial de R$ 5.288,89, os aprovados ingressarão dentro do novo regime salarial estabelecido pela Lei Complementar N° 1.435/2025 sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas, portanto o valor de entrada passa a ser de R$ 9.052,47, uma alta superior a 70%.

“A aprovação da nova lei de valorização dos pesquisadores permite que São Paulo volte a contratar cientistas com uma remuneração compatível com a importância do trabalho que desempenham. Com salários mais atrativos, estamos chamando hoje a primeira leva desse concurso, já dentro do novo regime. Reforçando que a pesquisa é essencial para a agricultura paulista e brasileira e que continuará sendo uma prioridade. São Paulo é o berço da ciência agronômica no Brasil e seguirá liderando inovação e produtividade no campo”, afirma o secretário executivo de Agricultura e Abastecimento, Alberto Amorim.

Confira o release nos sites da Apta, da SAA e da Agência SP