Postado em 12/07/2018 17:23:16
O II Beverage Innovation Summit, evento do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (ABIR), foi realizado na última sexta-feira de junho (30). Com patrocínio da empresa Duas Rodas, o seminário aconteceu paralelamente ao Fórum Fispal, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.
Na primeira parte do II Beverage Innovation Summit, o presidente da ABIR, Alexandre Jobim, fez uma análise sobre as desmistificações que devem ser feitas sobre a relação da obesidade com as bebidas açucaradas. No final da manhã, Raul Amaral, pesquisador do ITAL, apresentou as tendências de saúde e bem-estar no mercado de bebidas não alcoólicas. Amaral afirma que o maior fator de influência para a indústria são os consumidores.
Na segunda parte do evento, foram apresentados sete cases de empresas de bebidas não alcoólicas que demonstram a influência do consumidor nas escolhas das indústrias. Milena Marcato, da Coca-Cola Brasil, apresentou a reformulação da linha Ades que agora possui o extrato de soja, coco e amêndoas. A Synergy, com o representante Paulo Reis, mostrou a todos como é o uso de essências feitas somente do produto natural como, por exemplo, a água gaseificada de hibisco. Mariana Ferrão, da Internacional Flavors & Fragances, abordou sobre bebidas híbridas feitas com açúcar e adoçantes. A questão interessante desses cases é que, no intervalo das apresentações e após toda a explicação técnica, foi possível a degustação dos produtos.
Com uso de gráficos, Mariana Oliveira, da Cargill, apresentou os efeitos do eritritol como adoçante nas bebidas: a substância apresenta mais similaridade com o açúcar nos indicadores gustativos. O representante da JBT, Guilherme Kandratavicius, contou os benefícios e aplicações da pasteurização com pressão nas bebidas. Já o palestrante da Duas rodas, Carlos Bartz, mostrou um cardápio de oito bebidas para cinco momentos do dia com combinações de plantas e frutas que prezam os nutrientes e vitaminas. Para finalizar o dia, Ibiapaba Netto falou sobre o projeto da CitrusBr, criado por eles e em execução na Europa para desmistificar os conceitos atribuídos no suco de laranja.