Solicite um Orçamento

Ital na Mídia
Anna Marina | Estado de Minas
Indústria inova em processos de conservação de alimentos
Objetivo é que produtos mantenham características sensoriais, como aroma, sabor e textura, antes de chegar às prateleiras

Por Jaqueline Harumi | Postado em 15/05/2020 14:51:45 | Atualizado em 21/05/2020 15:17:46

Aliado a uma alimentação diversificada composta por verduras, legumes e frutas frescas, grande parte dos produtos alimentícios que encontramos nos supermercados passam por diferentes processos de industrialização antes de chegar até as prateleiras. Dentre os diversos objetivos do processamento, talvez o mais importante seja conservar por mais tempo o alimento, mantendo suas características sensoriais (aroma, sabor, textura, etc) e, principalmente, impedindo que se deteriore ou cause problemas de saúde ao consumidor.

"Alimento de vida longa é um alimento modificado do seu estado original por meio de uma variedade de processos com a finalidade de conservação", afirmam Fiorella Dantas e Sílvia Dantas, pesquisadoras do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. "Há séculos, a humanidade se utiliza de vários processos com diferentes finalidades, como, por exemplo, para conservar e não deixar o alimento estragar, para não desperdiçar comida, para ter o alimento disponível em variadas épocas do ano, etc.", complementam. De acordo com as pesquisadoras, quando o alimento processado dispensa refrigeração pode também ser denominado "estável à temperatura ambiente" – que vem do inglês shelf stable. "Nesse caso, se consegue uma grande extensão da sua vida útil", apontam.

Leia a coluna completa