Institutos de pesquisa da Apta participam do Inova Trade Show 2022
Evento sobre inovação e negócios será realizado no Instituto Agronômico, em Campinas, hoje e amanhã

Por Comunicação Apta | Postado em 03/11/2022 00:00:00 | Atualizado em 02/01/2023 16:53:36

Coordenador da Apta participa do Inova Trade Show 2022 (Crédito: IP)

Realizado pela Fundação Fórum Campinas, a 9ª edição do Inova Trade Show acontece hoje, 3, e amanhã, 4, das 9h às 18h, no Instituto Agronômico (IAC), com a participação da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Estarão presentes todos os seis Institutos de Pesquisa da Agência e a Apta Regional, além de empresas, startups, universidades, incubadoras e outras entidades voltadas à tecnologia e inovação em diversas áreas. A abertura oficial do evento, programada para as 9h30 do primeiro dia, contará com a participação do secretário de Agricultura de SP, Francisco Matturro, do coordenador da Apta, Sergio Tutui, e do diretor geral do IAC, Marcos Landell, além de outras autoridades.

A programação gratuita contará com três atividades simultâneas: palestras, exposição das ações das instituições participantes e Road Show Tecnológico, que conectará empresas e instituições de ciência e tecnologia para gerar novas oportunidades de negócio. No estande da Apta, além do IAC, os institutos Biológico (IB), de Economia Agrícola (IEA), de Pesca (IP), de Tecnologia de Alimentos (Ital) e de Zootecnia (IZ) e a Apta Regional mostrarão ao público algumas de suas ações inovadoras relacionadas à pesquisa agropecuária. No Road Show Tecnológico, a Apta fará apresentações em duas áreas temáticas: saúde e alimentação.

Quanto às palestras, no primeiro dia, o foco será Sustentabilidade e Inovação e, no segundo, Inovação Aberta no Agronegócio. Na quinta-feira, a vice-diretora do Ital, Gisele Camargo, abordará como Campinas se posiciona em macro projetos integradores, às 10h30. Já na sexta-feira, a diretora-geral do Instituto, Eloísa Garcia, debaterá como a estratégia de inovação aberta contribui para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e a construção do futuro promissor do agronegócio no Brasil, às 9h. Em seguida, às 10h45, os pesquisadores Heitor Cantarella (IAC), Luís Garrigós Leite (IB), Terezinha Franca (IEA), Antônio Olinto Ávila (IP) e Guilherme Queiroz (Ital) e a diretora-geral do Departamento de Gestão Estratégica da Apta, Renata Branco Arnandes (IZ), falarão sobre mudanças climáticas e sustentabilidade na produção de alimentos.

De acordo com o coordenador da Apta, o evento promete ser um encontro bastante produtivo, aproximando entidades do ecossistema de inovação e o público. “O Inova Trade Show é uma oportunidade valiosa de reunir, em um só lugar, importantes agentes ligados à inovação na região de Campinas, reconhecida por seu grande potencial tecnológico. A Apta, através dos institutos de pesquisa e da Apta Regional, trará ao evento um pouco de sua expertise, mostrando como fomenta a inovação de base tecnológica a partir de suas pesquisas nas diversas áreas do agro, dando origem a produtos e serviços transformadores”, afirma Tutui.

Confira o release no site da SAA