Solicite um Orçamento

Notícia
Visita
Institutos de pesquisa da Apta recebem população para mostrar a ciência do agro paulista
Iniciado em 20 e 21 de outubro em Campinas e Votuporanga, 2º Apta Portas Abertas se estende até dezembro

Por Comunicação SAA | Postado em 25/10/2023 18:35:07 | Atualizado em 16/11/2023 17:10:54

Instituto Agronômico recebeu cerca de 2 mil visitantes em dois dias (crédito: Comunicação IAC)

Parte das unidades de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, abriu suas portas para a população conhecer um pouco do que acontece em seus laboratórios campos experimentais e outras instalações. As atividades promovidas nos últimos dias 20 e 21 em Campinas e Votuporanga deram início à segunda edição do Apta Portas Abertas, que neste ano se estende até dezembro.

Em Campinas, o Instituto Agronômico (IAC), instituição de pesquisa agrícola fundada por D. Pedro II em 1887, recebeu cerca de 2 mil visitantes nos dois dias. Além de excursões de escolas, compareceu a população da cidade e região, contemplando todas as idades. Quem esteve presente teve a oportunidade de experimentar alguns produtos frutos das pesquisas desenvolvidas pelo Instituto, como cafés, pipoca, amendoim, paçoca e suco de laranja. Também foram distribuídas mudas de plantas aromáticas, como o manjericão. Além disso, conhecer o espaço onde o IAC se situa foi uma atração à parte: são cerca de 500 espécies arbóreas espalhadas pelo parque centenário, além de edifícios tombados de grande valor arquitetônico. A programação contou ainda com música, na apresentação do Coral Pio XI.

Isabella Soares Matias, aluna do curso técnico em Meio Ambiente pela Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado, aproveitou a oportunidade para conversar com os alunos da pós-graduação e conhecer mais sobre o processo de seleção de estágio de ensino médio e graduação, além das etapas para ingressar no mestrado e doutorado. “É uma experiência incrível conhecer as pesquisas e os pesquisadores do IAC. Isso abriu um leque de informações e me deu mais certeza da área que eu quero seguir profissionalmente”, disse.

Já Alair Ramos Cantarelli prestigiou o evento acompanhada das filhas e ficou emocionada ao relembrar que fez parte da história do IAC, onde trabalhou de 1960 a 1974. Entre as funções desempenhadas, Alair foi servidora no Laboratório de Sementes. “Hoje estou recordando o meu tempo, pois foi um momento maravilhoso da minha vida. É muito gratificante esse local”, afirmou durante a visita realizada no sábado.

Projetos interdisciplinares chamam a atenção do público

No noroeste paulista, Votuporanga também foi palco de muita ciência e informação nas unidades dos Institutos da APTA localizadas na zona rural do município. O Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais do IAC, o Laboratório Regional de Pesquisa em Parasitologia Animal do Instituto Biológico (IB) e a Unidade do Instituto de Pesca (IP) na cidade receberam aproximadamente 100 visitantes, entre alunos e professores da Escola Estadual Prof. Cicero Usberti, do município de Valentim Gentil, e do ensino médio integrado em Agropecuária da Etec de Votuporanga. Os participantes puderam conhecer algumas das atividades de pesquisa desenvolvidas e como elas contribuem para a comunidade em geral.

Inicialmente, no auditório, foi realizada uma apresentação geral da APTA pelos pesquisadores Erivaldo Scaloppi Junior, do IAC, diretor da unidade, Fabiana Garcia, do IP, Giane Serafim da Silva, do IB, e Wander Luís Borges, do IAC. Em seguida, os alunos foram separados em grupos, que percorreram, em forma de rodízio, as estações de visitação: Heveicultura, com apresentação de clones de seringueira IAC e o processo de produção de mudas de seringueira; Aquaponia e a linha de pesquisa com produção de microverdes usando efluentes da piscicultura (IPAP - Programa de Integração Piscicultura, Agricultura e Pecuária); Parasitologia Animal, com apresentação de parasitos internos e externos que interferem na produção animal; e Sistemas Sustentáveis de Produção Agropecuária, com demonstração dos sistemas de semeadura direta, agropastoril e agrossilvipastoril e os benefícios que proporcionam ao solo, meio ambiente e animais.

Mais Portas Abertas

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), em Campinas, receberá alunos e professores de ensino técnico, graduação e pós-graduação nas áreas de alimentos e nutrição em 14 de novembro, para apresentar parte de suas instalações e projetos de pesquisa focados em alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem.

O Instituto de Economia Agrícola (IEA) vai realizar no dia 24 de novembro, na capital paulista, visitas monitoradas à exposição Memória IEA, que apresenta sua importância para a produção científica por meio de depoimentos de servidores, objetos e publicações de diferentes momentos ao longo de seus mais de 80 anos. Ainda nesse dia, ocorrerá uma oficina de introdução à conservação de livros e outros materiais gráficos. Já no dia 25 de novembro, haverá uma visita ao prédio Ermírio de Moraes, importante local para a história social, política e cultural da cidade de São Paulo, e onde se localizam atualmente as dependências do IEA e da sede da Secretaria da Agricultura e Abastecimento. Para agendamento das atividades, acesse: even3.com.br/memoriaiea.

A Apta Regional estará com seis Unidades de Pesquisa com as Portas Abertas a estudantes e sociedade. No dia 1º de dezembro estarão abertas as unidades da Apta Regional de Piracicaba, de Pindorama, de Assis, de Itapetininga e de Presidente Prudente. Já na Apta Regional de Pariquera-Açu as atividades se estendem até o dia 02. Em cada unidade, os pesquisadores e técnicos estarão presentes para receber os visitantes e mostrar as diversas pesquisas desenvolvidas com banana, pupunha, oliveira, amendoim, cana, soja, sistemas agroflorestais, sanidade animal, piscicultura, fruticultura, gestão de recursos hídricos, cultura de bromélia in vitro e muito mais.

Confira o release nos sites da Apta e da SAA