Inova Trade Show
Institutos de pesquisa participam do Campinas Innovation Week com debates sobre agricultura, alimentos e inovação
Evento, que vai de 10 a 14 de junho, celebra os 250 anos da cidade com extensa programação

Por Gustavo Almeida | Postado em 07/06/2024 00:00:00

Crédito: Louis Reed/Unsplash

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) marcará presença na Campinas Innovation Week, grande evento sobre empreendedorismo, inovação e negócios que celebra os 250 anos do município paulista. O órgão, responsável pelas atividades de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, tem relação histórica com a cidade – referência nacional em produção científica –, que abriga diversas Unidades de seus Institutos de Pesquisa.

Na programação, pesquisadores do Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto de Zootecnia (IZ) e Apta Regional participarão do Inova Trade Show 2024, que integra diversos painéis e mesas redondas onde serão debatidas as relações entre produção de alimentos, empreendedorismo, tecnologia, sustentabilidade e muito mais.

Como exemplo, na quarta-feira (12), o painel Biodiversidade e Agricultura abordará a importância da biodiversidade brasileira para o desenvolvimento de novos produtos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país. A atração conta com a participação dos pesquisadores Maria Teresa Abdo e Wilson Tivelli, da Apta Regional.

Já no dia 13, o pesquisador do IB José Eduardo Marcondes realizará palestra para o painel Inovação Aberta para o Desenvolvimento de Bioprodutos. O foco é apresentar e divulgar o modelo de projetos de inovação aberta entre instituições de pesquisa, universidades e empresas.

Na sexta-feira (14), os pesquisadores Gisele Camargo (Ital), Raffaella Rossetto (IAC) e Aníbal Vercezi Filho (IZ) se juntam a Marcondes para debater o Empreendedorismo Sustentável e o agro brasileiro, de acordo com a visão e experiência dos Institutos da Apta. A moderação será da também pesquisadora do IAC Lilian Anefalos.

No espaço de exposições, as equipes dos Institutos estarão presentes mostrando para o público um pouco do que cada instituição faz e como as atividades de pesquisa que desenvolvem impactam diretamente a vida da população.

O AptaHub, rede de ambientes de inovação da Apta, terá estande próprio no evento, apresentando ao público as potencialidades dessa iniciativa voltada à promoção da inovação no agro e atração de novos negócios. Estarão presentes 15 startups apoiadas pelo Hub, além dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) dos Institutos. Dos sete espaços de inovação que formam a rede, quatro ficam em Campinas.

Confira abaixo a agenda de participações dos pesquisadores da Apta na Campinas Innovation Week 2024:

Dia 12/06

• 10h30 (Auditório Green)

O Futuro dos Alimentos

Gisele Camargo (Ital)

• 14h (Auditório Green)

Biodiversidade e Agricultura

Sebastião Tivelli e Maria Teresa Abdo (Apta Regional)

• 16h (Auditório Blue 2)

Impactando o ecossistema de inovação: visão das instituições de Ciência e Tecnologia

Lilian Anefalos (IAC)

• 16h (Auditório Green)