Solicite um Orçamento

Notícia
ITAL apresenta análise do mercado de ingredientes para alimentos e bebibas para 2020, durante Food ingredients South America

Postado em 15/07/2014 12:21:14

Como os brasileiros se alimentarão daqui a seis anos? Com base nessa pergunta, Luis Madi, diretor do ITAL, prevê maior acesso a produtos mais elaborados e com abordagem sustentável.

A tradição de 18 anos de reunir na Food ingredients South America (FiSA) grandes especialistas e autoridades no setor de alimentos e bebidas continua nesta edição 2014 do evento. Um dos destaques é a participação do ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos, que apresenta o seminário Brasil – IngredientsTrends 2020. Em primeira mão, os participantes receberão a publicação impressa do documento, inédita no mercado brasileiro.

Diretor geral do instituto, Luis Madi explica que “os estudos da série 2020, desenvolvidos pela Plataforma de Inovação Tecnológica do ITAL, indicam que os brasileiros deverão comer produtos de maior valor agregado por dois motivos: o avanço econômico e o aumento de pessoas inclusas na classe média. Acreditamos que haverá nova demanda no varejo por variedade de produtos e, por serviços de alimentação fora do lar”.
Outra tendência que ganha cada vez mais espaço é o movimento caracterizado pela convergência entre saúde e sustentabilidade. “Progressivamente, cada vez mais indivíduos tenderão a associar a alimentação com sua saúde pessoal e sustentabilidade, um segmento de consumidores denominado LOHAS (sigla em inglês para “estilos de vida de saúde e sustentabilidade). Por isso, a indústria tem investido em versões mais saudáveis dos produtos industrializados, com mais grãos integrais, sementes, amêndoas e alimentos funcionais com fibras e ômega 3,  por exemplo.

As políticas públicas e os formadores de opinião também devem influir para essas mudanças. Madi acredita também que o aumento da procura por alimentos frescos abrem mercado para a utilização de tecnologias como a pasteurização a frio, alta pressão, ou irradiação.

Temas abordados pelo ITAL na FiSA 2014

? O setor de ingredientes;
? Drivers e tendências do mercado de ingredientes;
? Ingredientes e dietas;
? Ingredientes e funcionalidades; saúde do aparelho digestório;
? Ingredientes e funcionalidades: desempenho cognitivo, saúde dos olhos;
? Tendências de sensorialidade e premiumização, redução e reestruturação, naturalidade e sustentabilidade;
? Impactos de novas tecnologias: nanotecnologia e microencapsulação;
? Ingredientes funcionais: desafios científicos e tecnológicos;
? Visão de futuro para o setor de ingredientes alimentícios.

O evento do ITAL acontece no dia 7 de agosto, das 9h às 17h40.
A grade completa de conferências pode ser acessada em
www.fi-events.com.br/pt/congresso/conferencias

A Food ingredients South America acontece de 5 a 7 de agosto, no Expo Center Norte em São Paulo. São mais de 700 marcas de matérias-primas e tecnologias para a indústria de alimentos e bebidas,com uma expectativa de público para além de 13 mil visitantes nacionais e internacionais, o principal ponto de network do setor vai conectar a oferta e a demanda. Mais uma vez, o evento acontece paralelamente à Health ingredients South America (HiSA) e 7ª CPhI South America.A reunião dos eventos simultâneos foi considerada por 90% dos visitantes das edições 2013 uma ideia conveniente para negócios ainda melhores.

Serviço:
18ª Food ingredients South America
De 5 a 7 de agosto de 2014, das 13h às 20h
Expo Center Norte – São Paulo – SP