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Ital atinge recorde de satisfação de clientes do setor produtivo em 2021
Índice médio de 95,7% é o maior desde o início desse levantamento pelo órgão da Secretaria de Agricultura de SP, há 25 anos

Por Jaqueline Harumi | Postado em 11/02/2022 18:59:17 | Atualizado em 21/02/2022 09:21:49

Ensaios e análises são os serviços mais procurados pelas empresas (Crédito: Antonio Carriero/Ital)

Mesmo em meio ao contexto desafiador da pandemia, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) atingiu recorde de satisfação de seus clientes do setor produtivo na mais recente pesquisa aplicada entre 18 de outubro de 2021 e o último dia 4. Vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o órgão de pesquisa dedicado a alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem registrou o índice médio de 95,7% entre 341 respondentes, o equivalente a 22,1% dos clientes atendidos no último ano.

Segundo o levantamento, as médias mais altas de satisfação foram nos quesitos credibilidade, segurança, prestígio público, cortesia no trato pessoal e atendimento aos requisitos contratados. Seguindo o padrão dos últimos cinco anos, os serviços mais procurados pelas empresas foram os ensaios e análises (31%), sucedidos por informações tecnológicas (16%), cursos e treinamentos fechados (12%), consultoria (11%), projetos (10%), publicações técnico-científicas (10%) e serviços em planta-piloto (9%).

Um destaque da pesquisa foi o aumento da porcentagem de empresas do ramo alimentício dentre os clientes respondentes de 2020 para 2021: de 37% subiu para 49%. O segundo e o terceiro ramos mais atendidos continuam sendo os de embalagem (16%) e de farmacêuticos/cosméticos/saúde (10%). Outro ponto de atenção é o porte dos clientes: a maioria (59%) é micro, pequena ou média empresa, com faturamento até R$ 90 milhões.

“É gratificante ver o reflexo do esforço da equipe do Ital na satisfação dos clientes. Em um cenário repleto de incertezas, o time do Ital tem buscado constantemente a melhoria dos serviços prestados à sociedade e ainda contou em 2021 com a execução de investimento recorde na pesquisa agropecuária por parte do Governo do Estado, que, consequentemente, permitiu a ampliação das nossas atividades”, ressalta a coordenadora do Sistema de Gestão da Qualidade do Ital, Cinthia Ronchesel Leite, que em 2021 liderou a recertificação do Instituto na norma ISO 9001:2015. O resumo da Pesquisa de Satisfação de Cliente Externo 2021 está disponível no site do Ital.

Confira o release também nos site da Apta e da SAA