Solicite um Orçamento

Notícia
Parceria
Ital, Biopark e Fundação Araucária se unem para fortalecer pesquisa alimentar
Órgãos da Agricultura de SP e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do PR assinaram memorando de entendimento em Cascavel

Por Jaqueline Harumi | Postado em 10/02/2023 00:00:00 | Atualizado em 24/01/2024 16:46:51

Parceria foi oficializada no 15º Show Rural (crédito: Michael Juliano)

Com o objetivo de estruturar linhas de pesquisas focadas na alimentação saudável, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) tornou-se parceira do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo localizado em Campinas. A assinatura do memorando de entendimento ocorreu nesta quinta-feira (10) no 35º Show Rural, em Cascavel-PR, e envolve o Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark) e a Fundação Araucária.

“Nosso objetivo é buscar oportunidades de projetos de pesquisa em comum para valorização da cadeia produtiva de alimentos, através da inovação em processos tecnológicos e ingredientes saudáveis, áreas que estão entre as prioridades do Ital e nas quais nosso corpo técnico possui competências complementares às dos ecossistemas paranaenses de biotecnologia e genômica”, destaca a diretora geral do Ital, Eloísa Garcia.

Para o presidente do Biopark, Luiz Donaduzzi, a iniciativa acompanha a evolução no padrão alimentar em relação a qualidade e quantidade de alimentos. “Antes era preciso encher o estômago, mas agora priorizamos o consumo de alimentos de alta qualidade. Ou seja, qualidade e quantidade são fatores diretamente relacionados e agregam valor aos produtos alimentícios”, afirmou durante a oficialização da parceria, que contou com a presença da diretora de Programação de Pesquisa e vice-diretora do Ital, Gisele Camargo.

Na área de saudabilidade, o Ital também lidera a Plataforma Biotecnológica Integrada de Ingredientes Saudáveis (PBIS), Núcleo de Pesquisa Orientada a Problemas no Estado de São Paulo (NPOP) que tem como missão de desenvolver ingredientes saudáveis, sustentáveis e inovadores a partir de matérias-primas nacionais para fortalecer a competitividade da indústria alimentícia.

Confira a matéria no site da SAA (e link em SAA este link: https://www.agricultura.sp.gov.br/en/b/ital-biopark-e-fundacao-araucaria-se-unem-para-fortalecer-pesquisa-alimentar