Solicite um Orçamento

Notícia
ITAL comemora 46 anos de evolução e difusão tecnológica na área de alimentos
Cerimônia oficial de aniversário acontecerá no dia 27 de agosto, em Campinas

Postado em 20/08/2009 00:00:00

#No mês de Agosto, o Instituto de Tecnologia dos Alimentos (ITAL), comemora os 46 anos de contribuição do desenvolvimento da pesquisa, inovação, assistência tecnológica e difusão de conhecimento na área de alimentos. O ITAL, um dos institutos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, atualmente é uma das principais e mais modernas instituições da área. O ITAL foi criado em 1963, como Centro Tropical de Pesquisas e Tecnologia de Alimentos (CTPTA), um anexo do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Para comemorar a trajetória e a contribuição do ITAL para o agronegócio do Estado de São Paulo, o ITAL reunirá parceiros, colaboradores e autoridades para fazer uma série de anúncios e inaugurações que representarão o investimento recebido nos últimos anos e as parcerias com instituições e empresas do setor. Na cerimônia oficial, que acontecerá no dia 27 de Agosto, em Campinas(SP), estarão presentes o secretário da Agricultura e Abastecimento João Sampaio e o secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado, Guilherme Afif Domingos. Segundo o diretor geral do ITAL, Luis Madi, o aniversário do instituto é uma oportunidade de recordar o trabalho realizado no ano anterior e, ainda anunciar as obras e investimentos futuros. “Nós sempre aproveitamos a data comemorativa pra mostrar o investimento do Governo do Estado na modernização dos Institutos. Esse ano, além de mostrar as mudanças que estão ocorrendo com os investimentos do governo, faremos a inaugurações e iniciaremos as obras do projeto de extensão de uma de nossas unidades”, disse.

Convênio Tetra Pak e Novas instalações Tecnolat

Durante a cerimônia comemorativa do aniversário serão inauguradas as novas instalações da planta de processamento e acondicionamento asséptico do Centro de Tecnologia de Laticínios (Tecnolat). Essas instalações fazem parte do projeto Tetra Pak - Tecnolat que, até 2010, reunirá espaços reservados para as pesquisas com queijos, leites, iogurte e sorvetes no Centro de Tecnologia de Laticínios (Tecnolat). “O ITAL, junto ao conselho consultivo do Tecnolat vai criar uma planta de processamento de sorvete artesanal e industrial que será inaugurada em 2010, no aniversário de 47 anos do ITAL”, afirma Madi. A assinatura do convênio entre a Tetra Pak e a Fundepag para o desenvolvimento dos produtos assepticamente acondicionados, também será feita na cerimônia.

Extensão Laboratórios do CETEA

O Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) é o principal centro do país que trabalha de forma modernizada no desenvolvimento e estudos de embalagens. No dia 27, será colocada a pedra fundamental das obras de extensão do prédio do CETEA, dentro do projeto do CETEA 2015. Para isso, além da presença do secretário da agricultura João Sampaio, o ITAL contará com a participação do secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado, Guilherme Afif Domingos, que é um importante colaborador e apoiador da história do desenvolvimento do CETEA. Há 27 anos, o Afif, então secretário da Agricultura colocou a pedra fundamental do que seria o primeiro prédio do CETEA. Agora, o convidamos novamente para essa nova fase do CETEA. “Deu sorte há 27 anos, dará sorte novamente”, afirmou Madi. Serviço: 46 anos do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) Data: 27 de agosto de 2009 Local: ITAL – Avenida Brasil, 2880, Campinas (SP) Horário: a partir de 10h00min Mais informações: (19) 3743-1757 / (19) 8801-2773 / imprensa@ital.sp.gov.br Assessoria de Imprensa do ITAL Cleide Elizeu Jornalista Tel:(19)3743.1757 Tel:(19)8801.2773