Solicite um Orçamento

Notícia
Artigo
Ital comemora 58 anos com ações estratégicas de pesquisa e valorização do setor de alimentos
Por Luis Madi, diretor de Assuntos Institucionais do Ital

Por Setor de Comunicação do Ital | Postado em 27/08/2021 20:12:24 | Atualizado em 03/09/2021 09:22:31

É incontestável o caráter essencial do setor de alimentos, o que se tornou ainda mais evidente durante a pandemia do SARS-CoV-2. No entanto, seus valores ainda são pouco reconhecidos. Para mudar esse cenário, ao longo da última década, as inovações tecnológicas e tendências do setor de alimentos têm guiado o trabalho do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), órgão de pesquisa vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Desde a publicação do estudo Brasil Food Trends 2020, que originou a Série Ital Brasil Trends 2020 (disponível em https://www.ital.agricultura.sp.gov.br/pitec), dois aspectos principais norteiam o Instituto: a importância dos alimentos industrializados para a sociedade e a garantia da segurança de alimentos através do processamento. O primeiro vem sendo trabalhado no projeto Alimentos Industrializados 2030. O segundo será reforçado através do programa Ital Food Safety 2030, que visa o fortalecimento da segurança dos alimentos no Brasil - anunciado no 58º aniversário do Ital, comemorado em 30 de agosto.

Através do Alimentos Industrializados 2030, foi elaborada e disponibilizada gratuitamente uma série de documentos sobre produtos alimentícios que existem no mercado brasileiro. Abordou-se sua origem, seus valores nutricionais e os mitos e fatos relacionados a alimentos industrializados, enfatizando que, em hipótese alguma, deveriam ser classificados como “ultraprocessados” e não adequados para o consumo dos brasileiros. Na série, foram lançadas publicações sobre biscoitos, iogurtes, pães, sucos e outras bebidas não carbonatadas, pizzas, sorvetes e, agora, hambúrgueres. Até o fim do ano estão previstos documentos sobre massas, bolos e chocolates. Essas publicações são de acesso aberto e gratuito e estão disponíveis no site https://www.ital.agricultura.sp.gov.br/pitec.

Outro ponto estratégico abordado no projeto Alimentos Industrializados 2030 são as ações transformadoras que as indústrias de alimentos e bebidas estão fazendo em relação ao aumento nutricional de seus produtos, à sustentabilidade da produção, à transparência na comunicação e à responsabilidade social, que aliás é um dos itens mais requisitados pelos consumidores em relação às indústrias. No documento Indústria de Alimentos 2030 (https://ital.agricultura.sp.gov.br/industria-de-alimentos-2030/), lançado no ano passado, estão reunidas as ações transformadoras de 17 empresas e estamos praticamente duplicando esse levantamento para este ano. A segunda edição abrangerá 33 empresas, mostrando como as indústrias de ingredientes, alimentos, bebidas e embalagem estão atuando para termos produtos mais adequados e um ambiente mais sustentável.

Já o Ital Food Safety 2030 tem o propósito de posicionar a segurança de alimentos como um tema prioritário na pauta de discussão da sociedade. Através desse programa, trabalharemos três blocos estratégicos: documento de tendências em food safety, com a participação de 30 profissionais do Instituto, plataforma de conhecimento e campanha de conscientização.

Todas essas realizações somente têm sido possíveis através de parcerias com a iniciativa privada, o que vem sendo estimulado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP e que sempre foi uma característica do Ital. Ao longo do período 2021-2022 do projeto Alimentos Industrializados 2030, por exemplo, contamos com 26 empresas parceiras e o apoio especial da Conexão.f e do Nutri Ingredients Summit (NIS).

Cabe lembrar também que os institutos da Apta vivem um momento particular de apoio do Governo do Estado em relação a investimentos nas suas instalações e atividades, o que nos impulsiona a almejar resultados cada vez mais significativos, seguindo a missão do Ital com olhos no futuro.