Difusão do conhecimento
Ital lança estudo Brasil Food Safety Trends 2030 em seminário dedicado a segurança de alimentos
Fruto do trabalho de 23 pesquisadores, liderado pela diretora geral do Instituto, publicação pode ser acessada gratuitamente pelo site da instituição

Por Jaqueline Harumi | Postado em 23/08/2023 00:00:00 | Atualizado em 09/10/2023 16:32:19

Diretora geral do Ital e coordenadora do estudo, Eloísa Garcia, fez o lançamento durante o Seminário Brasil Food Safety Trends 2030 (crédito: Antonio Carriero/Ital)

Os drivers das transformações e as macrotendências em food safety observados na atualidade e que se acentuarão nos próximos dez anos foram mapeados por 23 pesquisadores ligados ao Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), resultando no estudo Brasil Food Safety Trends 2030, lançado nesta quarta-feira (23) pela coordenadora do trabalho e diretora geral da instituição, Eloísa Garcia.

A edição impressa do documento foi distribuída a dezenas de profissionais e estudantes das áreas de alimentos, bebidas, ingredientes e embalagens presentes no seminário de mesmo nome, realizado no Ital, órgão de pesquisa ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Destacando transformações, tendências e desafios para a governança e gestão de segurança de alimentos, o estudo contempla diversas referências bibliográficas e também está disponível gratuitamente no link https://ital.agricultura.sp.gov.br/documento/foodsafety e em “Acesso Livre” na página “Publicações” do site institucional, onde é possível consultar ainda outros estudos estratégicos e de tendências, área em que o Instituto é referência nacional, em especial com a Série Ital Brasil Trends 2020.

“Diferente de um livro técnico, o Brasil Food Safety Trends 2030 é um documento que reúne discussões estratégicas sobre qual é o futuro da segurança de alimentos com a visão da próxima década e o que é preciso para estarmos preparados em um mundo em transformação, muito rápida e com muitos desafios”, afirmou Eloísa durante o lançamento, que ocorre uma semana antes do aniversário de 60 anos do Ital, celebrado em 30 de agosto.