Solicite um Orçamento

Notícia
ITAL lança estudo sobre tendências na área de embalagens
Brasil Pack Trends 2020 será lançado durante semana mundial da alimentação

Postado em 15/10/2012 16:39:19

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL – da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo), no dia 19 de outubro, irá fazer o lançamento do estudo “Brasil Pack Trends 2020”, estudo sobre os principais fatores de impacto e tendências da indústria brasileira de embalagem nos próximos anos. O lançamento acontecerá, durante o IV Fórum Inovação: Agricultura e alimentos para o futuro sustentável, que será realizado em Campinas.

O estudo Brasil Pack Trends 2020 foi feito a partir de fatores de influência de mercado do país e do mundo, levando em consideração os fatores demográficos, econômicos, políticos, renda e consumo da população, fatores culturais e educacionais, além do apelo pela busca de produtos mais sustentáveis. 

Da relação desses fatores, os pesquisadores chegaram a cinco macrotendências na área de embalagens, estas foram detectadas a partir do levantamento de relatórios de pesquisas, artigos, consultas a empresas e outras fontes de informação. São elas: conveniência e simplicidade, estética e identidade, qualidade e novas tecnologias, sustentabilidade e ética, segurança e assuntos regulatórios. No estudo, as macrotendências são desdobradas, apresentando esforços de pesquisa, desenvolvimento e inovação que as empresas do setor poderão estar aplicando na produção das embalagens. 

A realização do Brasil Pack Trends 2020, considerado estratégico para as indústrias produtoras e usuárias de embalagens no Brasil, conta com a parceria do Programa Embala, realizado pelas empresas Clarion e Greenfield, e foi executado por uma equipe de pesquisadores do Centro de Tecnologia de Embalagem - CETEA/ ITAL e da Plataforma de Inovação Tecnológica do ITAL.

A embalagem é um elemento indispensável para a proteção, preservação e logística de distribuição de produtos. Quando utilizado em alimentos, a embalagem também fornece a proteção sem alterações significativas de composição e qualidade sensorial e, ainda, ajuda na preservação da vida útil do produto, diminuindo o desperdício de alimentos.

Histórico: Em 2010, em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP e com o apoio de diversas instituições, o ITAL lançou o projeto Brasil Food Trends 2020 (www.brasilfoodtrends.com.br), cujo resultado gerou um documento estratégico para o setor de alimentos no Brasil. Como conseqüência deste projeto, no mesmo ano criou a Plataforma de Inovação Tecnológica do ITAL, uma estrutura de apoio e incentivo para a geração de projetos de inovação tecnológica, destinada a oferecer serviços que contribuam para o aumento da competitividade das indústrias. 

Atualmente, uma das atividades da Plataforma contempla o monitoramento contínuo de tendências e inovações, com base na análise de estudos, pesquisas e visitas técnicas a feiras e congressos dos setores de atuação do ITAL. Estão em desenvolvimento estudos sobre tendências e inovações em Leite e Derivados, Carnes e Derivados, Frutas e Bebidas, Ingredientes e Embalagens, que serão lançados brevemente.

 

IV Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos para um Futuro Sustentável

O estudo “Brasil Pack Trends 2020” será lançado durante o IV Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos para um Futuro Sustentável, iniciativa da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - FAO/ONU. O Fórum é realizado pela Andef e a Abag, com apoio do ITAL, e do CIB, Conselho de Informação sobre Biotecnologia.

Com palestras de especialistas brasileiros e internacionais - entre os quais o moçambicano Helder Mutéia, representante da FAO no Brasil -, serão abordados temas como: qualidade dos alimentos, padrões internacionais de segurança e tendências de mercado e consumo. O diretor do ITAL, Luis Madi, apresentará a palestra “Uma visão de futuro para o setor de alimentos e bebidas no Brasil”, baseando-se em informações e estudos da Plataforma de Inovação do ITAL.

 

Serviço

Lançamento do estudo Brasil Pack Trends 2020

IV Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos para um Futuro Sustentável

Data: 19 de outubro de 2012

Local: ITAL – Avenida Brasil, 2880 – Jardim Chapadão -  Campinas

 

Cleide Elizeu

Assessoria de Imprensa do ITAL

Tel: (19)3743.1753

Cel: (19)8801.2773