Solicite um Orçamento

Notícia
ITAL lança estudo sobre tendências na área de ingredientes

Postado em 23/07/2014 16:44:16

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL/APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, no dia 7 de agosto, irá lançar a publicação Brasil Ingredients Trends 2020, que aborda os principais fatores de impacto e tendências para a indústria de ingredientes, alimentos e bebidas e suplementos alimentares nos próximos anos. O lançamento será feito durante seminário na 18ª Food Ingredients South America – evento que acontece de 5 a 7 de agosto, no Expo Center Norte em São Paulo. 

 

“Brasil Ingredients Trends 2020 objetiva estimular as pesquisas no ITAL, no setor privado e em outras instituições, além de, notadamente, servir como instrumento para a inclusão tecnológica das micro e pequenas empresas, nas quais o acesso a informações sobre tendências e oportunidades de mercado ainda não é tão facilitado,” destacou o diretor geral do ITAL, Luis Madi.

 

O estudo foi elaborado a partir da identificação de fatores de influência de mercado no país levando em consideração o mercado consumidor, comunicação e informação, ciência e tecnologia, governo e indústria. As informações utilizadas pela publicação foram obtidas por estudos feitos por centros de referência nacionais e internacionais.

 

“Brasil Ingredients Trends 2020 apresenta uma abordagem menos teórica e mais pragmática, para servir como instrumento capaz de proporcionar uma visão global do setor para a sociedade, na qual possam ser identificadas diversas oportunidades para a inovação tecnológica,” explicaram os coordenadores do estudo, Raul Amaral e Airton Vialta. 

 

O estudo mapeou três macrotendências na área de ingredientes: Eficácia e Segurança para Nutrição e Saúde; Melhoria de Qualidade e Reformulação de Produtos; e Adequação às Novas Tecnologias. Estas áreas são importantes plataformas de inovação do setor, a partir das quais as indústrias de alimentos, bebidas e suplementos desenvolvem produtos com posicionamentos específicos alinhados às tendências do mercado consumidor, afirmaram os coordenadores.  

 

A realização do Brasil Ingredients Trends 2020 contou com o apoio da United Business Media (UBM) e das empresas patrocinadoras da Plataforma de Inovação Tecnológica do ITAL. O estudo foi executado por uma equipe formada por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Alimentos e especialistas renomados na área de alimentos.

 

Durante o seminário de lançamento da publicação serão discutidos os seguintes temas: 

 

O setor de ingredientes;

Drivers e tendências do mercado de ingredientes;

Ingredientes e dietas;

Ingredientes e funcionalidades; saúde do aparelho digestório;

Ingredientes e funcionalidades: desempenho cognitivo, saúde dos olhos;

Tendências de sensorialidade e premiumização, redução e reestruturação, naturalidade e sustentabilidade;

Impactos de novas tecnologias: nanotecnologia e microencapsulação;

Ingredientes funcionais: desafios científicos e tecnológicos;

Visão de futuro para o setor de ingredientes alimentícios.  

 

Série Trends 2020

Em 2010, o ITAL deu início ao projeto Trends 2020 com a publicação do estudo Brasil Food Trends 2020 (www.brasilfoodtrends.com.br), cujo resultado gerou um documento estratégico para o setor de alimentos no Brasil. Em 2012, o Instituto lançou a publicação Brasil Pack Trends 2020 (www.brasilpacktrends.com.br) com tendências para o setor de embalagens, estas publicações já estão disponíveis para download gratuito. Atualmente, estão em desenvolvimento estudos sobre tendências e inovações nas áreas de Pães e Derivados, Leite e Derivados, Carnes e Derivados, Frutas. Bebidas e Chocolates, Balas e Confeitos que serão lançados nos próximos anos. 

 

O ITAL criou a Plataforma de Inovação Tecnológica, uma estrutura de apoio e incentivo para a geração de projetos de inovação tecnológica, destinada a oferecer serviços que contribuam para o aumento da competitividade das indústrias. Atualmente, uma das atividades da Plataforma contempla o monitoramento contínuo das tendências e inovações, com base na análise de estudos, pesquisas e visitas a feiras e congressos dos setores de atuação do ITAL.   

 

Serviço

Lançamento Brasil Ingredients Trends 2020 na FiSA 2014

Data: 7 de agosto

Horário: 9 às 17h

Local: São Paulo/SP

Endereço: Expo Center Norte - R. José Bernardo Pinto, 333

Inscrições pelo site:  http://www.cetea.ital.sp.gov.br/eventos/bit14/bit14_inscricoes.htm