Solicite um Orçamento

Notícia
ITAL lança portal de conteúdo sobre alimentos processados

Postado em 07/12/2016 15:15:09

Uma plataforma eletrônica que disponibiliza informações sobre alimentos processados foi desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, trazendo conteúdos relevantes para produtores e consumidores, como benefícios nutricionais, ingredientes alimentares relacionados a estes alimentos. O portal pode ser acessado pelo link: www.alimentosprocessados.com.br

O objetivo do Portal é estreitar o relacionamento com os stakeholders do setor de alimentos, bebidas e embalagens, para conhecer melhor as necessidades do mercado e identificar áreas estratégicas para a inovação tecnológica e para o desenvolvimento do setor.

Todo o conteúdo foi elaborado pela Plataforma de Inovação Tecnológica do Ital e por um comitê técnico-científico formado por pesquisadores, professores e profissionais do setor. Fazem parte deste grupo profissionais de instituições como a Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec), Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Faculdade de Engenharia de Alimentos e Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (FEA/Unicamp), Faculdade de Ciências Farmacêuticas da universidade de São Paulo (USP) e International Life Sciences Institute do Brasil (ILSI BRASIL). 

De acordo com o diretor-geral do Instituto, Luís Fernando Ceribelli Madi, o Portal é muito importante para desmitificar algumas informações erradas sobre o consumo de alimentos processados. “Essas informações sem a devida comprovação científica influenciam as decisões da população, fazendo com que o consumidor perca a oportunidade de ingerir comidas seguras e nutritivas”, ressaltou. 

De acordo com Madi, por meio desse website, a sociedade poderá encontrar explicações pautadas na ciência e na tecnologia de alimentos sobre diversos mitos associados aos produtos industrializados.

O secretário Arnaldo Jardim lembrou que a saudabilidade e a segurança dos alimentos formam uma das principais linhas de atuação da Secretaria. “O governador Geraldo Alckmin é médico de formação e sabe da importância da alimentação. Essa plataforma nos ajudará em nossa missão de oferecer produtos cada vez mais seguros à população”, ressaltou.