IV International FoodTech Forum
Ital sedia evento de importância mundial voltado à inovação em alimentos
Unindo instituições de pesquisa, ambientes de Inovação e startups, encontro exaltou Campinas como a capital brasileira do food tech

Por Gustavo Almeida, editado por Jaqueline Harumi | Postado em 15/06/2023 00:00:00 | Atualizado em 24/01/2024 16:46:55

Diretora geral do Ital, Eloísa Garcia, foi moderadora do painel dedicado ao papel das universidades e institutos na transformação da indústria de alimentos (crédito: Antonio Carriero/Ital)

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, sediou nos dias 13 e 14 de junho o IV International FoodTech Forum. Promovido pelo FoodTech Hub Latam e situado entre os maiores eventos da América Latina voltados à inovação na área de alimentos, o fórum reuniu instituições de pesquisa, grandes empresas de alimentos e startups voltadas aos desafios futuros da alimentação mundial.

Formas sustentáveis e regenerativas de cultivo, tecnologia, segurança alimentar, bem como outros temas que contemplam a complexa cadeia de produção de alimentos no Brasil, estiveram entre os assuntos discutidos. Paralelamente, aconteceu a IV FoodTech Expo, exposição de ideias e startups disruptivas que buscam seguir transformando o setor no país.

Conforme exposto na abertura pelo CEO do FoodTech Hub Latam, Paulo Silveira, com uma indústria de alimentos que historicamente responde por 10% do PIB, o Brasil tem lugar de destaque não apenas no evento, mas nos debates sobre o tema a nível global. Assim, o Ital, em Campinas, não foi escolhido por acaso para receber o encontro: no instituto, está sendo construído o Tropical Food Innovation Lab, centro de inovação de excelência na América Latina que desenvolverá produtos sustentáveis em alimentos e bebidas de forma colaborativa.

Instituições de pesquisa: peça fundamental para impulsionar área de alimentos

A diretora geral do Ital, Eloísa Garcia, foi moderadora do painel Qual o papel das universidades e institutos na transformação da indústria de alimentos?, que contou também com as falas do diretor da Universidade de Nanyang/Cingapura, Willian Cheng, do reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antonio Meirelles, e do pró-reitor de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Daniel Bernardon. As apresentações deixaram clara a posição crucial que as instituições de pesquisa têm na promoção da inovação e na elaboração de soluções para atender às demandas da sociedade ligadas a alimentação assim como a diversas outras áreas que demandam soluções tecnológicas constantemente, sendo, portanto, peça fundamental nos ecossistemas de inovação no mundo todo.

As falas estiveram em consonância com o exposto por Eloísa já na abertura do evento. "O Ital, que completa 60 anos em 2023, foi a primeira instituição de pesquisa do Brasil criada para desenvolver e transferir tecnologia e conhecimento na área de alimentos", lembrou a diretora. De acordo com ela, o instituto está em constante transformação, acompanhando o desenvolvimento da indústria de alimentos no País ao longo das décadas.

Eloísa citou algumas das iniciativas inovadoras das quais o Ital faz parte e que têm ampliado seu relacionamento com o setor privado na busca por resolução de problemas. Dentre elas, estão a Plataforma de Inovação Tecnológica (PITec), a Plataforma Biotecnológica Integrada de Ingredientes Saudáveis (PBIS) e o Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD Circula), além do próprio Tropical Food Innovation Lab, onde haverá interação entre academia, empresas, startups e instituições do Brasil e do exterior. "Tenho certeza de que estaremos fazendo história", concluiu a diretora.

O IV International FoodTech Forum e a IV FoodTech Expo contaram com a participação de representantes de alguns dos principais ecossistemas de inovação do mundo, como os europeus EIT Food e Ecosystem Navigators, e o israelense The Kitchen Hub. Também estiveram presentes a Oficial de Segurança Alimentar da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Masami Takeuchi, e a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, além de membros destacados de grandes empresas. Da abertura oficial, participaram, ainda, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi.

Confira o release nos sites da Apta e da SAA