Ital sediará evento sobre clusters e parques tecnológicos

Postado em 09/05/2014 15:50:01

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) sediará no dia 22 de maio, o evento “Experiências Internacionais de Clusters e Parques Tecnológicos: A importância dos Clusters e de seus Parques Tecnológicos como instrumentos para fortalecer o desenvolvimento sócio econômico regional”. O evento irá apresentar a importância dos Parques e Clusters para os sistemas regionais e nacionais de inovação e o desenvolvimento local.

“O tema é importante para o Estado de São Paulo e, automaticamente, para o Brasil, pois ainda não exploramos esse modelo adequadamente como o que ocorre em países como a Itália, Holanda e França. Neste sentido, torna-se necessário aplicar esse modelo de sucesso ao Brasil para aumentar as parcerias e consultorias de empresas que operam no país”, avalia Luís Madi, diretor do ITAL.

O evento também irá abordar as experiências do consórcio Feeding the Planet, formado por três clusters agroalimentares e biotecnológicos de classe mundial, instalados na Europa e coordenados pela Região da Lombardia, na Itália. Serão também abordados os cases do Agropólis: um cluster orientado à pesquisa e educação em Agricultura, Alimento, Biodiversidade e Meio Ambiente, localizado em Montpellier, na França; do Parco Tecnológico Padano e Cluster em Biotecnologia e Alimento, da Lombardia, Itália; e do Food Valley Cluster e o desenvolvimento econômico regional na Holanda.

Além disso, a diretora de marketing do Cambrigde Entreprise, Shirley Jamieson, representante do escritório de transferência de tecnologia da Universidade de Cambridge (Inglaterra) -, apresentará o modelo instituído por esta universidade, suas principias iniciativas, em especial os Parques Tecnológicos, e como estas iniciativas impactam no desenvolvimento local e nacional.

O evento é uma correalização entre a Fundação Fórum Campinas, o ITAL, a Prefeitura Municipal de Campinas, a Agência de Inovação Inova Unicamp e o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, com apoio do CIESP. Para participar do evento é preciso fazer a inscrição pelo site: http://www.inova.unicamp.br/evento/3028