Celebração
Na Semana Luiz de Queiroz, Secretaria de Agricultura e Abastecimento transfere gabinete para Piracicaba
Cerimônia na Esalq-USP marcou o primeiro ato oficial do novo secretário da Pasta, Guilherme Piai

Por Giuliano Lagonegro | Postado em 11/10/2023 14:06:48 | Atualizado em 17/10/2023 17:05:25

Vice-diretora do Ital, Gisele Camargo, com homenagem entregue ao Instituto ao lado de Carlos Nabil Ghobril, coordenador da Apta, e Guilherme Piai, secretário de Agricultura de SP (crédito: João Luiz/SAA)

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo transferiu seu gabinete na manhã desta quarta-feira (11) para a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), em Piracicaba, que realiza a 66ª edição da Semana Luiz de Queiroz, criada para celebrar o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo, comemorado em 12 de outubro. A transferência marcou o primeiro ato do novo secretário de Agricultura do Estado, Guilherme Piai.

“Neste importante evento, reitero o compromisso da Secretaria em se manter próxima das universidades que são referência, um fator determinante para a tomada de decisão da Pasta. Temos muitas parcerias com instituições de ensino conceituadas para serem anunciadas em prol do desenvolvimento do agricultor na ponta da cadeia produtiva”, comentou Piai.

Na ocasião, foi realizada uma solenidade na Sala do Centenário da Esalq para prestar homenagens às entidades parceiras que, ao longo de suas respectivas trajetórias, contribuíram com a universidade no desenvolvimento de pesquisas e na formação de recursos humanos. Entre os homenageados, pelos seus 60 anos, estava o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), representado pela vice-diretora da instituição, Gisele Camargo.

Sobre a Esalq

Durante grande parte de sua história inicial, o foco principal de atuação da Esalq esteve voltado à agricultura e pecuária, desenvolvidas dentro do curso de graduação em Engenharia Agronômica e nas atividades de pesquisas em áreas correlatas à agronomia, sendo referência no País e internacionalmente. Atualmente, seus campos de pesquisa possuem pós-graduação em outras áreas que agregam à agronomia.

Entre 1901 e 1934 a Esalq fez parte da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, passando a integrar a USP a partir de 1934, sendo uma de suas unidades fundadoras.

Confira o release no site da SAA