Solicite um Orçamento

Notícia
Celebração
No aniversário de 60 anos, Ital lança site dedicado a alimentos industrializados e anuncia investimentos da Fapesp
Solenidade comemorativa entregou Prêmio Ital Inovador a Tsen Kang e Paulo Silveira e reconheceu atores importantes na história do Instituto

Por Jaqueline Harumi | Postado em 30/08/2023 18:54:25 | Atualizado em 13/09/2023 16:49:51

Coordenador do projeto Alimentos Industrializados 2030, Luis Madi lançou o site www.alimentosindustrializados.com.br (crédito: Antonio Carriero/Ital)

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta) celebrou 60 anos de história, nesta quarta-feira (30), com o lançamento do site www.alimentosindustrializados.com.br que reúne conteúdo científico e tecnológico sobre processamento de alimentos e bebidas e o anúncio da aprovação de R$ 6,67 mi para aquisição de equipamentos multiusuários (EMU) pelo Programa de Apoio à Infraestrutura (PAIP) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), além da entrega do Prêmio Ital Inovador e reconhecimentos a importantes atores ao longo da trajetória da instituição, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Com os novos investimentos da Fapesp, o Instituto passará a atuar na separação, identificação e quantificação de substâncias não voláteis desconhecidas, presentes em alimentos e embalagens, assim como na extração, funcionalização e caracterização de proteínas vegetais.

Também foi oficializado no evento comemorativo o protocolo de intenções com a Pontifícia Universidade de Campinas (PUC-Campinas) para apoio ao curso de graduação de Engenharia de Alimentos, que passará a ser oferecido em 2024.

“Precisamos ser cada vez mais significativos para o futuro, mas não existe Instituto se não tivermos equipe, gestão, melhoria de infraestrutura, fortalecimento de parcerias, foco em inovação e atenção à comunicação e à informação técnico-científica”, destacou a diretora geral do Instituto, Eloísa Garcia, durante a solenidade, realizada na presença de lideranças atuais e do passado, de renomados especialistas, autoridades dos setores público e privado e parceiros.

Na oportunidade, receberam placa de homenagem ao Ital, Eloísa e a diretora de Programação de Pesquisa e vice-diretora, Gisele Camargo, entregue por lideranças do Grupo Jacto e da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT), que consideram o Instituto um representante “da excelência na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de alimentos no país”.

Reconhecimentos e premiações

Para destacar quem tem contribuído de maneira efetiva para o estímulo à cultura de inovação do Ital e a jornada inovadora da pesquisa científica através de parcerias e projetos estratégicos junto ao setor produtivo, o evento comemorativo contou com a entrega do inédito Prêmio Ital Inovador, em que Tsen Kang e Paulo Silveira foram agraciados.

Também foi reconhecido Guilherme Afif Domingos, secretário de Projetos Estratégicos do Governo do Estado de SP, pela contribuição efetiva no apoio às atividades de empreendedorismo e parceria público-privada nos cargos públicos que ocupou.

Pela contribuição efetiva no apoio às atividades de PD&I, foram reconhecidos ainda o Instituto Fraunhofer de Engenharia de Processos e Embalagens (Fraunhofer IVV), a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), a Fapesp e a FSNT.

Presenças renomadas

Além da diretora geral do Ital, compuseram a mesa de honra da solenidade a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Campinas, Adriana Flosi, o coordenador da Apta, Carlos Nabil Ghobril, o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária em São Paulo, Guilherme Campos, e o reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Junior.

Na assinatura do protocolo de intenções entre Ital e PUC-Campinas, participou também o diretor executivo da Fundepag, Airton Vialta.

Já os reconhecimentos foram entregues ao vice-diretor do Fraunhofer IVV, Peter Eisner; ao presidente do Conselho Administrativo da Fundepag, Francisco Matturro, ex-secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; ao assessor técnico da Fapesp Rodolfo Jardim de Azevedo; presidente do Conselho Curador, o conselheiro benemérito e o superintendente executivo da FSNT, Franklim Nishimura, Chikao Nishimura e Elvis Fusco.

Participaram das entregas a diretora de Ciência e Tecnologia e o diretor de Assuntos Institucionais do Ital, Claire Sarantópoulos e Luis Madi.