Nota de Falecimento: Morre o pesquisador do ITAL, Expedito Tadeu Facco Silveira
Pesquisador faleceu ontem, dia 21 de outubro, e o corpo está sendo velado hoje no Cemitério da Saudade, em Piracicaba

Postado em 22/10/2013 09:03:24

É com pesar que o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) anuncia o falecimento de Expedito Tadeu Facco Silveira, pesquisador do Centro de Tecnologia de Carnes do ITAL (órgão vinculado a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo).

Engenheiro Agrônomo, formado pela ESALQ/ USP, fez mestrado em Ciência Aplicada na área de Tecnologia de Alimentos pela The University of New Wales em 1986, e doutorado em Engenharia de Alimentos na área de Tecnologia de Alimentos pela UNICAMP, em 1997. Tadeu era considerado um dos pesquisadores mais ativos e produtivos do ITAL, sendo também reconhecido pelo setor de carnes suínas por toda a sua trajetória profissional.

Silveira ingressou no ITAL em 1986, atuando em pesquisas envolvendo respostas fisiológicas aos fatores de estresse dos animais desde sua produção, comercialização e abate; tecnologia de abate; fatores que afetam a qualidade e quantidade de carne; avaliações instrumentais da qualidade da carne “on line”; inovações tecnológicas que garantem a vida de prateleira do produto cárneo fresco e industrializado. Além disso, oferecia assistência tecnológica e treinamento à indústria de carnes e era professor do curso de pós-graduação em tecnologia de carnes do CTC.

Agraciado pelo Governado do Estado pelos serviços prestados à agricultura paulista em 1991, também trabalhou em cooperação com o CNPq, EMBRAPA, FAPESP e PUCC. Produziu mais de 50 artigos científicos publicados em revistas científicas, capítulos de diversos livros e mais de 70 publicações e resumos publicados em revistas populares.

O pesquisador faleceu no dia de ontem, 21 de outubro e o corpo está sendo velado hoje, no Cemitério da Saudade, na cidade de Piracicaba.

Assessoria de Imprensa do ITAL
Tel: (19)3743.1757