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Pesquisas revelam alta satisfação com serviços e eventos do Ital
Índices de 95,7% e 94,4% foram obtidos em 2024

Por Jaqueline Harumi | Postado em 05/02/2025 14:58:35 | Atualizado em 05/02/2025 17:01:53

Entre os eventos mais bem avaliados em 2024 está o curso teórico-prático Métodos de Análise Microbiológica de Alimentos, que capacitou 52 pessoas (crédito: Antonio Carriero/Ital)

Pelo quarto ano consecutivo o índice de satisfação de clientes é superior a 95,5% no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que também registrou 94,4% de satisfação entre participantes dos 38 eventos que realizou em 2024.

Aplicada de 15 de outubro a 3 de janeiro junto a representantes de empresas e instituições que efetivaram serviços tecnológicos especializados do Instituto, como análises, projetos e assistências tecnológicas, a Pesquisa de Satisfação de Cliente 2024 atingiu o índice 95,7%: essa é a segunda maior marca desde que o levantamento começou a ser feito, em 1997. Já a pesquisa respondida até 20 dias depois de cada evento ao longo do mesmo ano atingiu índice de satisfação de 94,4%, obtido a partir das respostas de 61,5% dos participantes.

Entre os clientes, foram registradas 469 respostas, sendo a maioria de micro, pequenas e médias empresas (51%) e das áreas de alimentos (40%) e embalagem (22%). Também houve respondentes das áreas farmacêuticas, de cosméticos e de saúde (12%), de ingredientes (6%), de produtos para a alimentação de animais (5%) e químicas (4%), assim como de higiene e limpeza, de equipamentos e órgãos públicos, que representaram 2% dos entrevistados cada uma, entre outros (7%).

Os maiores destaques do Ital foram a credibilidade, a segurança, o prestígio público e a cortesia no trato pessoal, sendo que houve melhoria em relação à pesquisa anterior na precisão dos serviços, na predisposição ao atendimento, na disponibilidade para informações e no atendimento aos requisitos contratados.

“A equipe do Ital tem como prática analisar cuidadosamente as sugestões dos clientes para melhoria de nossos processos, o que tem permitido manter um índice de satisfação positivo, motivando a evoluir cada vez mais”, ressalta a coordenadora do Sistema de Gestão da Qualidade do Ital, Cinthia Ronchesel Leite. O resumo da Pesquisa de Satisfação de Cliente 2024 do Ital está disponível no site institucional.

Confira o release no site da Apta.