Aniversário
População de Campinas conhece ações da Secretaria de Agricultura de SP em evento dos 249 anos da cidade
IAC, Ital e Cati participaram de exposição com instituições e empresas dedicadas à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico

Por Gustavo Almeida e Cleusa Pinheiro, editado po | Postado em 14/07/2023 15:55:17 | Atualizado em 19/07/2023 16:19:21

Pesquisadora Izabela Alvim atende visitante no estande do Ital (crédito: Antonio Carriero/Ital)

Difusão do conhecimento: Ciência, Tecnologia e Inovação, atividade realizada em homenagem aos 249 anos da fundação de Campinas, celebrados neste 14 de julho, contou com a presença de instituições e empresas do município que se dedicam à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico em diversas áreas do conhecimento. O Instituto Agronômico (IAC) e o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), todos órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, participaram da exposição que ocupou parte do Largo do Rosário, na região central da cidade, no último dia 11.

Instituição de pesquisa agronômica mais antiga da América Latina, com 136 anos, o IAC tem sua história diretamente ligada à da cidade que ajudou a desenvolver e se tornar a metrópole que é atualmente. “Trouxemos as tecnologias das cultivares, desenvolvidas em várias áreas, como cultivares de maracujá (que, em sua maioria, são líderes de mercado), de feijões, milho-pipoca, arroz-preto”, exemplificou a pesquisadora do IAC Eliane Gomes Fabri.

Ela citou também a presença das cultivares de mandioca e as de batata-doce de diferentes colorações, como alaranjada e roxa. “Mostramos ainda as cultivares de batata-doce ornamental, que são inéditas no país, e cultivares de batatinhas que estão em fase de registro”, complementou. A pesquisadora comentou, ainda, que estavam à disposição do público amostras de plantas aromáticas voltadas à extração de óleos essenciais e de espécies condimentares, além de publicações do IAC e outras ações.

Para Eliane, a reação dos presentes foi bem variada: desde pessoas que já tinham bom conhecimento sobre o Instituto, até outras que não imaginavam a relevância do IAC para a pesquisa agronômica e o desenvolvimento do alimento que chega à mesa de todos nós. “A avaliação foi muito positiva, pois conseguimos atingir diversos tipos de público”, afirmou.

Atraído para conhecer o estande, Vinicius Martins disse estar aproveitando a oportunidade de ter contato com os pesquisadores e conversar sobre o IAC. “O papel da pesquisa do IAC é muito grande. É uma instituição muito poderosa e eu acho muito importante poder tê-la aqui na nossa região. A exposição está sendo maravilhosa!”, relatou.

Já o Ital, que comemora seu 60º aniversário no próximo mês, mostrou seu papel no desenvolvimento de novas tecnologias na área de alimentos, bebidas e embalagem. A pesquisadora do Instituto Izabela Alvim ressaltou a parceria constante com a indústria, auxiliando na resolução de problemas e na criação e adequação de produtos. “Hoje temos, por exemplo, uma demanda grande pela redução de alguns ingredientes, como açúcar, gordura e sal nos alimentos. O Ital tem expertise e um corpo de pesquisadores e técnicos voltados para ajudar a indústria a fazer essas reduções”, contou.

Dentre as tecnologias apresentadas no evento, a pesquisadora do Ital mencionou o iogurte com probióticos, que beneficiam a saúde intestinal. “Todo conhecimento que temos no Instituto, usamos para ajudar a indústria a oferecer ao consumidor alimentos cada vez mais saudáveis e seguros”, finalizou.

Maria Angélica, que prestigiava o evento acompanhada do neto Murilo, aprovou os trabalhos apresentados pelo Ital e elogiou a exposição como um todo. “Tudo que vem para melhorar a qualidade de vida é fantástico. Achei importante trazer o meu neto para já ir pegando o gosto por ciência e tecnologia”, disse.

Campinas rural

Durante a exposição, a Cati contou com estande onde os extensionistas de sua Unidade Regional de Campinas atenderam os visitantes, mostrando um pouco do trabalho da instituição: foi apresentada aos visitantes uma amostra da produção rural da cidade – frutas, hortaliças, mel, entre outros – de agricultores locais atendidos pelos técnicos da unidade; e de mudas de frutíferas silvestres e comerciais, e essências florestais, produzidas pela Cati Sementes e Mudas, com tecnologia gerada e/ou adaptada pelas suas unidades de produção, as quais são direcionadas a produtores rurais e à população interessada em mudas com garantia de qualidade e preços acessíveis.

“Além da exposição dos produtores, nossos técnicos apresentaram à população o trabalho da Secretaria de Agricultura no que diz respeito às questões ligadas ao meio ambiente e regularização das propriedades rurais, por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, informa Rodrigo Baccan, diretor da Cati Regional Campinas, citando, ainda, a presença das ações do Projeto Frutas Vermelhas.

De forma geral, o balanço do diretor foi bastante positivo. “O evento foi uma excelente oportunidade para mostrar que Campinas tem uma grande área rural, altamente produtiva e diversificada. Para muitos, foi até uma surpresa; e muito boa, segundo alguns visitantes”, finaliza Baccan.

Confira o release nos sites da Apta e da SAA