Solicite um Orçamento

Notícia
Evento
Prêmio Josué de Castro 2022 integra a 27ª Semana Estadual da Alimentação, em São Paulo
Tradicional encontro contemplará este ano, além da 12ª edição do Prêmio Josué de Castro – Combate à Fome e Desnutrição, exposição sobre segurança alimentar, seminários e lançamento de cursos on-line

Por Comunicação SAA | Postado em 21/10/2022 00:00:00 | Atualizado em 03/01/2023 15:29:39

Neste ano, em decorrência do período eleitoral, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Subsecretaria de Abastecimento e Segurança Alimentar e da Coordenadoria de Segurança Alimentar (Cosali), promoverá entre os dias 8 e 10 de novembro a 27ª Semana Estadual da Alimentação, nas dependências do Salão Nobre, na sede da SAA, no Centro de São Paulo.

O tradicional encontro contemplará este ano, além da 12ª edição do Prêmio Josué de Castro - Combate à Fome e Desnutrição, exposição sobre segurança alimentar, seminários e lançamento de cursos on-line. A programação começará no dia 8 com o lançamento dos cursos de capacitação on-line do Programa Cozinhalimento, com a nutricionista Milene Gonçalvez Massaro Raimundo, diretora de Segurança Alimentar da Cosali. A transmissão será feita pelo canal do YouTube da Secretaria (https://www.youtube.com/agriculturasp).

Já no dia 9, a partir das 14h, será aberta, no hall do Salão Nobre, a exposição sobre segurança alimentar, onde os visitantes terão acesso aos temas debatidos nas edições Josué de Castro 2021 e 2022 e conhecerão experiências com indígenas de Mongaguá, apresentadas pelo agrônomo Eduardo Mennucci e a indígena Avani Fulni-ô.

Além disso, o público conhecerá um pouco mais sobre plantas alimentícias não-convencionais (Pancs), com Brigida Souza Ferreira, agricultura familiar, entre outros temas. Poderão ainda medir o Índice de Massa Corporal (IMC) e descobrir como sua rotina interfere no clima com a emissão de gases de efeito estufa e como compensar.

Participarão da exposição pela Secretaria de Agricultura, o Departamento de Segurança Alimentar da Cosali, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e os Instituto de Pesca (IP) e de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta). Já entre os parceiros estão: Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo (USP), prefeituras de Osasco e Mogi das Cruzes e Coordenadoria de Unidades Prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária - Região Noroeste do Estado - Penitenciária de Cerqueira César.

Programação

8 de novembro - das 14 às 16h30

Webinário: Lançamento dos cursos de capacitação do Programa Cozinhalimento
Milene Gonçalves Massaro Raimundo, diretora do Departamento de Segurança Alimentar/Cosali/SAA

9 de Novembro - das 14h às 17h

Abertura da exposição sobre segurança alimentar
Francisco Matturro, secretário de Agricultura e Abastecimento - a confirmar
Celso Matsuda, subsecretário de Abastecimento e Segurança Alimentar

14h15 - Intersetorialidade: articulação entre as políticas públicas de segurança alimentar e resíduos sólidos e seus instrumentos de combate ao desperdício de alimentos
José Valverde, coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

14h45 - Seminário: Dialogando Segurança Alimentar com países que falam a Língua Portuguesa
Vanuzia Teixeira, coordenadora de Segurança Alimentar/Cosali/SAA
Florencia Custodio Mondlane, nutricionista do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social do Ministério da Saúde de Moçambique
Fabiana Ferreira da Costa Gouvea, coordenadora estadual do Programa Alimenta Brasil e coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho do Município Agro/SAA
Maria Rita Marques, representante no Brasil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

10 de novembro - das 9h30 às 12h

9h30 - Credenciamento
10h - Abertura oficial da cerimônia do Prêmio Josué de Castro 2022
10h20 - Lançamento da Revista Josué de Castro
10h30 - Lançamento do livro Agro SP na Mesa: Carne Suína
10h40 - Cerimônia de entrega do 12º Prêmio Josué de Castro

SERVIÇO

O Salão Nobre fica no 1º andar da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Praça Ramos de Azevedo, 254 - Centro - São Paulo)
A confirmação de presença deverá ser feita até 8 de novembro pelo link https://forms.gle/jUBZgEckyLewL2sR6