saopaulo.sp.gov.br
Solicite um Orçamento

Notícia
Segurança Alimentar
Prêmio Josué de Castro 2022 integra a 27ª Semana Estadual da Alimentação, em São Paulo
O tradicional encontro contemplará este ano, além da 12ª Edição do Prêmio Josué de Castro – Combate à Fome e Desnutrição, exposição sobre segurança alimentar, seminários e cursos de capacitação on line

Por Caisan | Postado em 21/10/2022 00:00:00

Neste ano, em decorrência do período eleitoral, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), por meio da Subsecretaria de Abastecimento e Segurança Alimentar, e da Coordenadoria de Segurança Alimentar promoverá entre os dias 08 e 10 de novembro, a 27ª Semana Estadual da Alimentação, nas dependências do Salão Nobre, na sede da SAA, Centro - São Paulo.

O tradicional encontro contemplará este ano, além da 12ª Edição do Prêmio Josué de Castro - Combate à Fome e Desnutrição, exposição sobre segurança alimentar, seminários e cursos de capacitação on line. A programação começará no dia 08 de novembro, com o lançamento dos cursos de Capacitação, on line, do "Programa Cozinhalimento, com a nutricionista Milene Gonçalvez Massaro Raimundo, Diretora de Segurança Alimentar/COSALI/SAA. A transmissão será feita pelo canal do Youtube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (https://www.youtube.com/agriculturasp).

Já no dia 09, a partir das 14h, será aberta no rol do Salão Nobre, a "Exposição sobre Segurança Alimentar", onde os visitantes terão acessos aos temas debatidos na Edição Josué de Castro 2021 e 2022, além de conhecer experiências com indígenas de Mongaguá, apresentadas pelo agrônomo Eduardo Mennucci e a indígena Avani Fulni-ô.

Além disso, o público conhecerá um pouco mais sobre as Plantas Alimentícias não-convencionais (Panc´s), com Brigida Souza Ferreira, agricultura familiar, entre outros temas. Poderão ainda medir o Índice de Massa Corporal (IMC) e descobrir como sua rotina interfere no clima com a emissão de gases de efeito estufa e como compensar.

Entre os parceiros que participarão da "Exposição sobre Segurança Alimentar" estão: Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo, Instituto de Pesca/APTA, Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Segurança Alimentar ( DESANS/COSALI), Prefeituras de Osasco, Mogi das Cruzes, Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Secretaria da Administração Penitenciária - Coordenadoria de Unidades Prisionais, da Região Noroeste do Estado - Penitenciária de Cerqueira César.

Programação completa

08 de novembro - das 14 às 16h30
Webinário
Lançamento dos cursos de Capacitação do "Programa Cozinhalimento"
Com a nutricionista Milene Gonçalves Massaro Raimundo, Diretora do departamento de Segurança Alimentar/COSALI/SAA
Transmissão, ao vivo, pelo Canal do Youtube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
https://www.youtube.com/agriculturasp

09 de Novembro - das 14h às 17h

14 horas - Abertura da 'Exposição sobre Segurança Alimentar"
Falas de abertura:
Secretário da Agricultura e Abastecimento, Francisco Matturro (a confirmar)
Subsecretário de Abastecimento e Segurança Alimentar, Celso Matsuda


14h15 - "Intersetorialidade: articulação entre as políticas públicas de segurança alimentar e resíduos sólidos e seus instrumentos de combate ao desperdício de alimentos" - José Valverde - Coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA)
14h45 - Seminário: Dialogando Segurança Alimentar com países que falam a Língua Portuguesa"
Mediação: Vanuzia Teixeira - Coordenadora de Segurança Alimentar - COSALI/Subsecretaria de Abastecimento e Segurança Alimentar - Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo/SAA

Convidados

Florencia Custodio Mondlane, Nutricionista do SDSMAS - Ministério da Saúde - Moçambique
Fabiana Ferreira da Costa Gouvea, Coordenadora Estadual do Programa Alimenta Brasil e Coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho do Município Agro/SAAMaria Rita Marques - Representante no Brasil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
Abertura para perguntas

10 de novembro - das 9h30 às 12h
9h30 - Credenciamento
10 horas - Abertura Oficial da 12ª Cerimônia do Prêmio Josué de Castro 2022
10h20 - Lançamento da Revista Josué de Castro
10h30 - Lançamento do livro Agro SP na Mesa: "Carne Suína"
10h40 - Cerimônia de Entrega do 12º Prêmio Josué de Castro - Edição 2022
12h - Encerramento

SERVIÇO:

O Salão Nobre fica nas dependências da Secretaria de Agricultura, na Praça Ramos de Azevedo, 254 - 1º andar - Centro - São Paulo. A confirmação de presença deverá ser feita até o dia 08 de novembro pelo link: https://forms.gle/jUBZgEckyLewL2sR6