Solicite um Orçamento

Divulgação científica
NPOP-PBIS
Proteína doce: a ciência para adoçar sem açúcar

Por Descascando a Ciência | Postado em 23/05/2025 00:00:00 | Atualizado em 11/06/2025 16:59:00

Inovações como a incorporação de proteínas capazes de ativar a sensação doce em substituição ao açúcar podem contribuir para uma alimentação saudável, segura e sustentável que ative as papilas gustativas, explorando sabores e satisfazendo o paladar.

Pesquisas que envolvem novas rotas tecnológicas e ingredientes ainda pouco explorados nem sempre são fáceis de viabilizar, por isso ganha espaço a inovação aberta, unindo esforços de diferentes setores para promover avanços científicos com aplicação prática. Um exemplo desse modelo é a Plataforma Biotecnológica Integrada de Ingredientes Saudáveis (PBIS), Núcleo de Pesquisa Orientada a Problemas no Estado de São Paulo (NPOP) liderado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/Apta/SAA) e viabilizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP (Fapesp).

Entre seus projetos em andamento está o desenvolvimento de proteínas doces, com destaque para a taumatina, que é tema do terceiro conteúdo publicado no blog do NPOP-PBIS, abrangendo engenharia genética e fermentação de precisão para transformar microrganismos em fábricas celulares capazes de produzir proteínas doces como a taumatina de forma mais eficiente e sustentável.

Leia na íntegra

Notícias Relacionadas

Notícia
05/08/2025 15:33:38
Food safety
FAO e OMS destacam sucesso do Brasil na prevenção e redução de micotoxinas em milho


Notícia
31/07/2025 10:09:21
Prêmio CNA Brasil Artesanal
Premiação nacional inédita de molhos de pimenta recebe inscrições até 9 de setembro


Divulgação científica
23/06/2025 15:03:30
NPOP-PBIS
PBIS mostra como a pesquisa colaborativa pode transformar a indústria de alimentos


Notícia
12/06/2025 00:00:00
Parceria
JBS e Ital inauguram centro de inovação em colágeno pioneiro no mundo


Notícia
26/06/2025 00:00:00
Resíduos pós-consumo
CCD Circula: pesquisa paulista impulsiona economia circular


Tags