Inauguração
Santos ganha unidade do AptaHub, espaço para fomentar a inovação na área da pesca
Novo espaço fica no Instituto de Pesca (IP-Apta), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Por Janete Galbiati | Postado em 09/04/2024 00:00:00

Sergio Tutui, Guilherme Piai e Carlos Nabil Ghobril descerraram placa de inauguração des(crédito: Comunicação SAA)

No dia do aniversário de 55 anos do Instituto de Pesca (IP-Apta), uma ocasião marcante foi celebrada com a inauguração do AptaHub, fortalecendo ainda mais sua missão de promover a inovação no agronegócio. Essa coincidência simbólica não apenas realçou a importância do IP na história da pesquisa científica, mas também destacou o compromisso contínuo do AptaHub em ser um centro de excelência para o desenvolvimento tecnológico e o fomento de novos negócios no campo agropecuário.

Com o propósito de impulsionar o agronegócio no estado de São Paulo por meio da implementação de tecnologias inovadoras, o secretário da Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, marcou presença na cerimônia de abertura do AptaHub Santos, situado na unidade do IP, ocorrida nesta segunda-feira (8).

O AptaHub tem como missão representar uma rede de espaços que fomenta cultura de inovação, promovendo a competitividade e a sustentabilidade, tanto do agronegócio paulista quanto nacional. A iniciativa é conduzida pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com execução do Cietec e colaboração da Wylinka e da ImpactHub.

"O AptaHub vai ser o maior centro de pesquisa e inovação do estado de São Paulo e do Brasil porque tem capilaridade. A gente já começa com 36 empresas. Queremos expandir para todas as regiões administrativas do estado de São Paulo essa inovação. Essas Agtechs têm que virar nota fiscal, têm que gerar receita, têm que gerar prosperidade", enfatizou o secretário.

O foco do AptaHub é apoiar e estimular soluções tecnológicas nos segmentos de agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, alimentos e indústrias correlatas.

Também estiveram presentes os diretores Cristiane Neiva, do IP, Felipe Camargo, do Instituto de Economia Agrícola (IEA), e Keila Duarte, da Apta Regional Tietê, o coordenador da Apta, Carlos Nabil Ghobril, e o deputado estadual Tenente Coimbra, além de representantes das startups residentes do AptaHub.

"Nesse prédio de frente para o mar, que ele inspire muitas ideias e que a gente tenha grandes negócios com as empresas que vão se instalar aqui no AptaHub de Santos. Desejo sucesso para a equipe de Santos e toda a equipe AptaHub", destacou Nabil.

A meta é estar em sintonia com as tendências globais, proporcionando oportunidades para iniciativas interdisciplinares e promovendo a integração entre a comunidade acadêmica, órgãos governamentais e empresas privadas.

"O AptaHub busca promover o avanço tecnológico e gerar negócios que beneficiem a sociedade. Os sete institutos da Apta, distribuídos em 40 cidades do estado, congregam 500 cientistas e possuem um histórico de pesquisa, conhecimento e tecnologia com mais de um século. Portanto, é imperativo compartilhar esse conhecimento entre as instituições e com a sociedade", afirmou Sérgio Tutui, gestor do projeto AptaHub.

Com esse projeto, a Apta visa integrar as atividades das sete instituições de pesquisa da Secretaria de Agricultura – Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), IEA, IP, Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto de Zootecnia (IZ) e Apta Regional –, além de fomentar parcerias com o setor privado, acelerando processos inovadores que beneficiem os setores do agronegócio paulista e nacional.

“O AptaHub vai desenvolver a economia azul, esse mercado com extremo potencial do pescado que não para de crescer, que é saudável. O mundo hoje visa saúde e nós vamos dar o apoio incondicional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento para esse empreendimento”, salienta Piai.

Acesse outras informações sobre a iniciativa: https://cietec.org.br/apta-hub/

Confira release no site da SAA.