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Pesquisa
Satisfação de clientes do Ital supera 95,5% por três anos consecutivos
Aplicada entre 19 de outubro e 5 de janeiro, a mais recente Pesquisa de Satisfação de Cliente contou com 486 respostas do setor produtivo

Por Jaqueline Harumi | Postado em 20/02/2024 14:06:11 | Atualizado em 15/03/2024 17:17:55

Desde que bateu o recorde de satisfação de clientes em 2021, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, manteve pelo terceiro ano consecutivo índice médio superior a 95,5%. Aplicada anualmente junto a empresas que contaram com os serviços tecnológicos especializados da instituição, a última edição da Pesquisa de Satisfação de Cliente, concluída este mês, atingiu a marca de 95,6% de satisfação entre os 486 questionários respondidos a respeito do trabalho desenvolvido em 2023.

A maioria das empresas que participaram do levantamento, realizado entre 19 de outubro e 5 de janeiro, são micro, pequenas e médias (53%) e das áreas de alimentos (41%) e embalagem (19%), sendo crescente as farmacêuticas, de cosméticos e de saúde nos últimos três anos, o equivalente a 14% nesta última pesquisa. Também foram atendidas pelo Instituto empresas das áreas de ingredientes (5%), produtos químicos (4%), produtos para a alimentação de animais (4%), produtos de higiene e limpeza (2%) e de equipamentos (2%), assim como órgão público (1%) e outros (7%).

Seguindo o padrão dos últimos cinco anos, os serviços mais procurados pelas empresas foram ensaios e análises (27%), sucedidos por informações tecnológicas (15%), cursos e treinamentos fechados (13%), consultoria (12%), projetos (12%), publicações técnico-científicas (11%) e serviços em planta-piloto (10%). Dentre os 19 itens avaliados a respeito desses serviços, os maiores destaques do Ital foram a capacitação do pessoal, a credibilidade, a segurança, o prestígio público, a cortesia no trato pessoal e o atendimento aos requisitos contratados.

“O resultado da pesquisa vem mais uma vez demonstrar que o esforço em ouvir os clientes e trabalhar nas sugestões, com pensamento voltado para a melhoria dos processos, é o que sustenta a satisfação no patamar atual. Além disso, receber esse retorno positivo dá energia para a equipe continuar empenhada, dedicada e em constante evolução”, ressalta a coordenadora do Sistema de Gestão da Qualidade do Ital, Cinthia Ronchesel Leite, quem lidera a aplicação da pesquisa. O resumo da última edição está disponível no site do Ital.

Confira o release no site da Apta e SAA