Dia Nacional do Café
Secretaria de Agricultura anuncia nova edição do concurso para eleger os melhores grãos de café de SP
Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo tem o objetivo de valorizar e estimular o setor, que produz grãos premiados mundialmente

Por Comunicação SAA | Postado em 24/05/2024 14:44:40 | Atualizado em 28/06/2024 15:57:00

Secretário executivo durante anúncio do 23º Concurso Qualidade do Café de São Paulo (crédito: Comunicação SAA)

Nesta sexta-feira (24), Dia Nacional do Café, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP lançou a 23ª edição do Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo, no Instituto Biológico (IB), na Vila Mariana, na capital paulista.

A iniciativa visa premiar os dez melhores cafés do estado em cinco categorias diferentes, valorizando a excelência do grão paulista, tão tradicional e importante na formação econômica, social e cultural de São Paulo e que hoje está em expansão impulsionado por bebidas premiadas internacionalmente.

“O conjunto dos melhores cafés do Brasil está no Estado de São Paulo. Por isso, o Concurso Estadual é essencial para divulgar e valorizar esses produtores que há décadas, às vezes até seculares, produzem os nossos cafés”, destacou o secretário executivo de Agricultura e Abastecimento, Edson Fernandes.

O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, ficando atrás somente da água, de acordo com dados da Organização Internacional do Café (OIC). Segundo a pesquisa, os brasileiros tomam em média de três a quatro xícaras de café por dia.

Com condições climáticas adequadas para a cafeicultura, o Brasil é o principal produtor e o segundo maior consumidor do mundo. São Paulo é o 3º estado que mais produz café no país, com 5,4 milhões de sacas beneficiadas, representando um crescimento de 7,4% em relação a 2023, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Foi a economia cafeeira que fundou São Paulo como metrópole. Entre o final do século XIX e início do XX, o grão foi o principal motor econômico nacional, na época conhecida como “Ciclo do Café”. A partir do cultivo e da comercialização da commodity, a cidade estabeleceu indústrias, diversificou sua economia e formou um grande mercado consumidor e de mão de obra, atingindo o protagonismo econômico e político nacional.

Assim, expandiu a malha ferroviária para escoar o produto, abriu bancos e criou novas cidades no interior do Estado, transformando a capital paulista no ponto de negociação no Brasil e no mundo.

“O Instituto Biológico, essa referência em pesquisa para São Paulo, para o Brasil e para o mundo, foi criado para estudar as pragas que atacavam os cafezais, possuindo fundamental importância na história do agronegócio. Em 2027, iremos realizar ações de restauração e modernização, com foco em pesquisa e inovação para os próximos 100 anos. Será um presente para toda a sociedade”, revelou Edson Fernandes.

No Concurso do Café, a assistência ao produtor também é estimulada, informando e capacitando as melhores práticas para o produtor. “Os nossos testes começaram a orientar os produtores, que passaram a refinar os processos de produção com o objetivo de participar e pontuar melhor no concurso”, afirmou Ricardo Pereira, coordenador da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

Na edição anterior, foram mais de 320 amostras analisadas. Para 2024, a expectativa é que o número cresça ainda mais. Utilizando os dados dos participantes, será possível encontrar a localização geográfica dos terroirs de café do Estado, mapeando e reconhecendo as características de cada produtor.

Para participar do concurso, os produtores podem entregar amostras até 11 de outubro nas Casas da Agricultura em cinco categorias:

Coffea arábica – Convencional, preparados por via seca (café natural);

Coffea arábica – Convencional, preparado por via úmida (café cereja descascado e/ou despolpado);

Coffea arábica – Convencional, preparados via fermentação induzida (café fermentado);

Coffea arábica – Orgânico, independente da via processamento;

Coffea canephora – independente da via de processamento.

O Concurso do Café é promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP por meio da Cati e da Apta, com a Apta Regional, Instituto Agronômico (IAC), IB e Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), além da Câmara Setorial do Café, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag).

Sabor da Colheita

Neste sábado (25), das 9h às 17h, o IB abre as portas ao público para a 17ª Edição do Sabor da Colheita, festa que marca o início da colheita do café. No evento, os visitantes terão a oportunidade de colher os grãos do maior cafezal urbano do mundo, que serão beneficiados e torrados. Os participantes poderão também degustar e aprender métodos de preparo, além de conhecer diferentes tipos de cafés oferecidos pela Nestlé e produtores paulistas.

Ao todo o cafezal do IB possui 2.200 pés de café em uma área de 10 mil m². A plantação foi iniciada na década de 1950 visando o avanço das pesquisas científicas que controlassem pragas agrícolas.

Confira o realise no site da SAA