Dia Nacional do Milho
Secretaria de Agricultura de SP se destaca na produção de sementes de milho com melhoramento genético
Com alto valor no agronegócio brasileiro, cereal tem grande importância para a economia, a segurança alimentar e no aumento da sustentabilidade da matriz energética do País

Por Caroline Guimarães, editado por Jaqueline Har | Postado em 24/05/2024 17:47:07 | Atualizado em 28/06/2024 15:56:46

Um dos alimentos mais versáteis do mundo celebra sua data nesta sexta-feira (24), Dia Nacional do Milho. Sua cultura é uma das principais atividades agrícolas do estado de São Paulo, com fundamental importância econômica.

Segundo grão mais produzido no território brasileiro, o milho é matéria-prima imprescindível para utilização direta na produção de proteína animal como ração para avicultura, suinocultura, bovinocultura de leite e de corte e a equinocultura, além de fazer parte da culinária nacional.

Alimento nutritivo, energético, rico em fibras e em compostos bioativos, é constituído de carboidratos, proteínas, vitaminas do complexo B (B1 e B5), minerais, como ferro, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e zinco, e betacaroteno, pigmento natural com ação antioxidante.

Melhoramento e agregação de valor

A Cati Sementes e Mudas, departamento da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, realiza testes de melhoramento para obtenção de sementes adaptadas a qualquer tipo de solo, inclusive mais pobres, inibindo maiores gastos de produção, e há mais de 30 anos as comercializa com baixo custo de produção.

“Todas as variedades produzidas pela Cati são convencionais, ou seja, não possuem qualquer transgenia, característica que tem chamado a atenção de muitos mercados, não só em São Paulo, mas também em outros estados e até outros países, sendo uma ferramenta de segurança alimentar”, afirma Fernando Santos, pesquisador e assistente de planejamento do Departamento de Extensão Rural (Dextru) da Cati na Fazenda Ataliba Leonel.

A Secretaria de Agricultura também contribui para o uso do milho pela indústria de alimentos e bebidas, por meio do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), responsável por desenvolver trabalhos com milho verde em conserva, farinhas e flocos para sopas, sorvetes, iogurtes e derivados.

Mercado

A produção de milho em SP foi superior a 33,82 mil sacas de 60 kg na 1ª safra de 2023, em uma área de 305,45 mil hectares. Já a safrinha somou 38,62 mil sacas de 60 kg em mais de 470 mil hectares. Entre as principais cidades produtoras, destacam-se São João da Boa Vista, Itapetininga e Itapeva, de acordo com as informações do Instituto de Economia Agrícola (IEA), vinculado à SAA. As três cidades representam 36,1% do total produzido no Estado.

A forte competitividade com a soja tem causado a diminuição da área de produção do milho, que necessita que os índices dos fatores climáticos, especialmente a temperatura, estejam de acordo, para que o potencial genético de produção atinja o seu máximo. Os atuais eventos climáticos, marcados por períodos de seca e excesso de chuva ocorrendo de forma desordenada e fora das safras habituais, desencadearam uma preocupante degradação do solo, forçando os agricultores a redesenharem suas estratégias de plantio. Áreas que antes eram tradicionalmente dedicadas à agricultura estão sendo abandonadas, enquanto outras, previamente não tão propícias, demandam adaptações.

Também é importante citar os desafios no controle de pragas e doenças de modo mais sustentável, com destaque para a cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis), que têm causado perdas significativas em produtividade nas lavouras. Engenheiros agrônomos e técnicos agropecuários da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) realizam treinamentos com o objetivo de subsidiar e implementar medidas para minimizar os danos causados pelo enfezamento do milho.

Vale lembrar que, em abril deste ano, foi lançada a Câmara Setorial de Algodão, Milho e Soja, que visa integrar as políticas públicas aos produtores rurais, ouvindo as demandas do setor, fortalecendo ações e suprindo as necessidades de cada cultura.

Confira o release no site da SAA