Centenária
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo encerra mais uma gestão repleta de realizações e de resultados

Por Comunicação SAA | Postado em 04/01/2023 00:00:00

A centenária Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo – SAA encerra neste ano o ciclo que teve início em 2019 juntamente com a gestão do Governador João Doria. De lá para cá a SAA foi comandada pelo ex-secretário Gustavo Diniz Junqueira, que posteriormente foi substituído pelo Deputado Estadual Itamar Borges, que também deixou a cadeira para que o (atual até 31.12.2022) Secretário Francisco Matturro pudesse assumir e continuasse o trabalho memorável que já vinha sendo desenvolvido e que resultou em um crescimento de 28,64% que reafirma ainda mais a grandeza do setor. O agro de São Paulo é tão forte, que o Estado possui a maior diversificação de culturas e o primeiro maior valor bruto de produção do país, se compararmos as áreas.
Nesses anos, a Pasta passou por diversas gestões, mudanças e inovações em seus serviços. Convênios foram assinados, programas foram entregues e ações transformadoras foram desenvolvidas. “Ter passado pela Secretaria de Agricultura é um marco gigante na minha trajetória política e pessoal. Foi um privilégio ser o interlocutor da Secretaria, dos colaboradores, das entidades, da agricultura e do agricultor com nosso Governo”, relembra Itamar Borges.

Pode-se afirmar que essa foi a secretaria que mais trabalhou em prol da igualdade para a população do campo e firmou compromisso com a atualização tecnológica do agro paulista. A pesquisa, a defesa e a extensão rural foram altamente valorizadas, principalmente ao receber o investimento recorde de R$ 102 milhões. “Nós governamos para todos. Como deve ser feito. É uma felicidade imensa poder colaborar com o meu Estado. Não falo em tom de dívida, mas poder retribuir é gratificante”, comentou o atual Secretário, Francisco Matturro.
Durante a atual gestão, foram entregues mais de 2 mil equipamentos agrícolas, 5,20km de estradas recuperadas e perenizadas, 550 viaturas para segurança no campo, também foram criadas 43 câmaras setoriais que estabelecem diálogo com a esfera produtiva e a reabertura de 537 casas de agricultura, fora os mais de R$616 milhões liberados em linhas de crédito do FEAP e seguro.
Em dez anos de Código Florestal, a Secretaria também retomou Programas alinhados a iniciativas de conservação ambiental, como o CAR – Cadastro Ambiental Rural, que já analisou 100% dos cadastros e processou 93% deles. Agora só faltam os produtores rurais darem o aceite às analises disponibilizadas e já notificadas.

O trabalho da Secretaria não parou por aí. A Pasta também tornou-se exemplo mundial no assunto mobilidade ao desenvolver o programa Rotas Rurais em parceria com a Google, que é responsável pela viabilização do acesso às propriedades rurais, deslocamento de pessoas, produção, insumos, serviços de emergência, segurança e entregas, a partir da geolocalização que fica disponível em uma única plataforma de acesso pelo computador e celular, e que até agora já validou 268.811 propriedades, roteou 55 mil km de estradas, em 604 municípios paulistas.

No ambiente de pesquisa e inovação tecnológica, a Secretaria possui a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - Apta, que coordena seis institutos: Instituto Agronômico de Campinas; Instituto de Economia Agrícola; Instituto de Pesca; Instituto Tecnologia de Alimentos; Instituto Biológico; Instituto de Zootecnia; e as dezoito Unidades Regionais de Pesquisa. “Investir na pesquisa é assegurar o futuro. É nosso dever manter a excelência e nos aprofundar mais ainda nos avanços constantes do setor. Até, porque, podemos devolver à população melhores condições de trabalho, melhores cultivares, melhores sementes e insumos”, afirma o Secretário Francisco Matturro.

A Secretaria deixa aqui o agradecimento ao Secretário Francisco Matturro, ao Deputado Itamar Borges, aos Governadores João Doria e Rodrigo Garcia, e às pessoas que auxiliam no crescimento do setor como um todo diariamente. Desde funcionários aos agricultores, que também são parte importante, pois sem eles, a Secretaria não teria chegado onde chegou e ainda irá chegar.

Confira o release no site da SAA