Por Comunicação SAA | Postado em 28/04/2023 00:00:00 | Atualizado em 05/05/2023 13:53:39
APTA | Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - Ciência, tecnologia e inovação para a agricultura paulista
Nossos Institutos de pesquisas estão presentes em diversas regiões do Estado. É o Agro mais produtivo, sustentável, seguro e saudável para São Paulo e para o Brasil.
Apta Regional | 18 Unidades de Pesquisa distribuídas no estado de SP
APL do Agro/Arranjos Produtivos Locais é um programa que está sob a responsabilidade, no processo de reconhecimento, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico/SDE. Em 2021, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento realizou uma parceria para mapear e aproximar-se dos grupos vocacionados do setor produtivo do Agronegócio.
Há quase duas décadas, a partir da formação do grupo de trabalho GECCA – Grupo de Estudos da Cadeia da Cachaça, a APTA Regional atua em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, bem como em transferência de conhecimentos voltadas para cadeia da cachaça e dos derivados da cana-de-açúcar.
Produção de açúcar mascavo, rapadura e melado são alternativas de renda. Conheça nossa nova publicação! Passo a passo das etapas da produção desses derivados de cana, Conceitos de Boas Práticas de Fabricação, Receitas nutritivas e saborosas desses alimentos como ingredientes.
A APTA Regional URPD Monte Alegre do Sul vem desde 2008 realizando trabalhos de pós-colheita e gastronomia aplicadas a cadeia fungícula do Estado de São Paulo. Durante o primeiro dia de Agrishow 2023 três chefes de cozinha e professores do ensino técnico do Centro Paula Souza, atualmente parceiros em pesquisas gastronômicas com cogumelos e produtos agrícolas em desenvolvimento, junto a APTA Regional. Os chef Danielle Massa, Carla Keiko e Luigi Rea demonstrarão pratos com os principais cogumelos produzidos no Brasil no primeiro dia da Feiras.
IAC | Instituto Agronômico de Campinas
Para quem gosta de produzir, processar ou consumir feijão preto, o Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, traz uma novidade que enche os olhos de produtores e dá água na boca de consumidores. É a nova cultivar de feijão preto, IAC 2358 Unamax, que será lançada na Agrishow 2023, de 1 a 5 de maio, em Ribeirão Preto, interior paulista. O IAC estará no estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O público poderá conhecer outras tecnologias IAC em cana-de-açúcar, amendoim, milho, mandioca, feijão, café e batata-doce. A nova Unidade de Referência CEA-IAC para formação de agentes multiplicadores em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Produtos Químicos e Biológicos também estará representada na Feira.
IB | Instituto Biológico
O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo; para oferecer um produto de qualidade tanto no mercado interno quanto para os nossos parceiros comerciais, o cuidado com a sanidade do rebanho é fundamental. O Instituto Biológico (IB-APTA) desenvolve insumos para o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose. A brucelose pode ser identificada por meio dos testes do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT), 2-Mercaptoetanol (2-ME), Fixação de Complemento (FC) e Anel em Leite (TAL). Já o diagnóstico alérgico-cutâneo com tuberculina é o instrumento básico para programas de controle e erradicação da tuberculose bovina em todo o mundo. Ele pode revelar infecções incipientes a partir de 3 a 8 semanas, alcançando boa sensibilidade e especificidade.
Controle biológico é um conceito que consiste no uso de inimigos naturais para diminuir a população de uma praga. O Instituto Biológico (IB-APTA) é referência no Brasil e no mundo nesta área. As cepas de fungos IBCB 66 e IB 425, usadas para a fabricação de bioinseticidas para controle da mosca branca, ácaro rajado, cigarrinha-da-raiz do milho e cigarrinha-da-raiz da cana-de-açúcar, foram selecionadas pelo Instituto em 1986 e 2000, respectivamente, e hoje são usadas por mais de 90% das empresas que fabricam esses produtos biológicos. O Instituto também presta consultoria e auxilia na implantação das biofábricas, que são unidades produtoras dos produtos utilizados.
Saiba mais - Combate às pragas
IEA | Instituto de Economia Agrícola
O Programa Rotas Rurais enxerga a área rural do estado de São Paulo e leva tecnologias da informação e de geolocalização para promover integração entre diversos setores, oferecendo serviços mais eficientes à população do campo. Através de uma plataforma de acesso remoto compartilhada com os municípios do estado. As aplicações envolvem a atribuição de endereço codificado, disponibilização de mapas logísticos e roteadores interativos que permitirão a rápida localização da propriedade rural e suas rotas de acesso, promovendo a mobilidade, conectividade, segurança, educação saúde, serviços públicos e privados, políticas públicas mais eficientes e transformação social. O Projeto leva cidadania ao campo com um grande ganho social através do estabelecimento de mapas, rotas e localização das propriedades. O mapeamento é a base para as demais ações do projeto, é a principal ferramenta que auxilia o planejamento do desenvolvimento econômico regional. É um grande trunfo para os governos locais.
O piloto do Cálculo IEA de Custo de Produção é uma ferramenta com a qual o produtor rural pode obter o custo de produção de sua atividade agrícola. A metodologia para esse cálculo vem sendo aprimorada e difundida pelo instituto desde a década de 1970, sendo o aplicativo desenvolvido pela Prodesp. Este piloto do Cálculo IEA de Custo de Produção está disponível gratuitamente nas versões Android e iOS, em suas respectivas lojas virtuais.
O Preço Referência de Importação da Borracha Natural pode ser usado como parâmetro para as negociações de compra e venda de borracha no mercado brasileiro. Ele é divulgado mensalmente e deve ser utilizado no mês seguinte aos valores de cálculo, ou seja, os valores do mês de abril são a base para as negociações neste mês de maio.
Nosso agro se caracteriza pela diversificação, com inúmeros produtos de origem animal e vegetal. E isso o torna uma das principais forças do nosso estado, o que pode ser representado pelo valor da produção agropecuária paulista (VPA), que foi de 156,22 bilhões em 2022. Este estudo do IEA usa levantamentos realizados em parceria com a CATI, relacionando a produção agropecuária ao preço recebido pelos produtores. Assim, pode-se mapear economicamente não só o valor total gerado pelo agro do estado, como também por região paulista.
IP | Instituto de Pesca
Novidades do IP para a Agrishow deste ano vão desde alternativas rentáveis para os pequenos produtores, como sistema de Aquapoinia, até hábitos alimentares mais saudáveis, apresentados pelo Projeto Pescado para Saúde.
ITAL | Instituto de Tecnologia dos Alimentos
IZ | Instituto de Zootecnia
Van adaptada com estrutura de laboratório para poder levar para outros lugares os diversos laboratórios do IZ, facilitando a divulgação das diversas pesquisas e serviços realizados nos laboratórios do Instituto. Na Agrishow está sendo apresentado o Laboratório de Genética que realiza exames fundamentais para produtores, indústria e mercado consumidor, que permite por exemplo detectar fraudes em produtos lácteos.
Seleção animal por variáveis relacionadas à Eficiência Alimentar, ou seja, a quantidade de alimento que o animal consome e transforma em carne, leite ou outro produto de origem animal. No IZ os testes de eficiência são realizados com cochos eletrônicos da Intergado que possuem comedouros e bebedouros automáticos para medição de consumo e visitas.
A aplicação dos produtos Vivax e o Agrius da Biorhiza no capim Marandu promoveu recuperação mais rápida e uniforme das plantas acarretando bom desempenho na absorção de nutrientes e, consequentemente, no seu potencial produtivo.
Fazenda com área de 220 hectares destinada a busca de um sistema sustentável para aumentar a produção animal e reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Onde serão avaliadas estratégias para a redução das emissões de gases do efeito estufa, a mitigação de carbono e a rentabilidade de diferentes sistemas de produção: intensificação do sistema de produção de bovinos de corte, o cultivo de soja com a produção de bovinos, apenas o cultivo de soja com as devidas correções nitrogenadas, apenas lavoura ou apenas pecuária, com e sem as correções nitrogenadas.
CATI | Coordenadoria de Assistência Técnica Integral
O Programa Milho + SP é uma parceria pública e privada, para oferecer ao agricultor paulista um ecossistema de produção para o cultivo do milho, com tecnologias e manejo que entregam alta produtividade por hectare.
São Paulo tem cacau! E produzido com sustentabilidade e grande potencial de produtividade. Com um contínuo trabalho de adaptação e geração de tecnologia realizado pela CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (unidade responsável pelas ações de extensão rural e assistência técnica – Ater – na Secretaria de Agricultura e Abastecimento) - e por parceiros; e assinatura de Protocolo de Cooperação do Governo de São Paulo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) − maior autoridade em cacauicultura das Américas −, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento apresenta os avanços do Programa Cacau SP em seu estande na Agrishow.
Amora, mirtilo e framboesa em São Paulo? Sim! As estrelas do Frutas Vermelhas SP têm grande aceitação pelo mercado e, com tecnologias e variedades adaptadas para climas mais quentes, são opção rentável para fruticultores paulistas.
O Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista/Banco do Agronegócio Familiar (Feap/Banagro) é uma iniciativa do Governo Estadual, operacionalizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que oferece apoio ao produtor rural paulista, com crédito fácil, juros baixos, sustentabilidade agropecuária e tratores e implementos a juro zero.
O Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro do Estado de São Paulo democratiza o acesso a reprodutores melhoradores com Registro Genealógico Definitivo (RGD), com o objetivo de estimular o aumento da produção de carne e leite nas pequenas e médias propriedades, para uma atividade mais rentável e sustentável. A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) é parceira da Secretaria de Agricultura e da CATI nesta iniciativa.
O PAA Cesta Verde é um programa do Governo paulista, executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio das Casas da Agricultura da CATI. Até o momento, são mais de R$ 14 milhões em produtos entregues, tendo ainda, em 2023, cerca de R$ 6 milhões em hortifrútis a serem entregues. Mais de 2.500 produtores são atendidos pelo Programa, entregando 500 mil cestas de 10 quilos de produtos cada; alimentos que já chegaram a aproximadamente 450 mil famílias paulistas.
O CAR – Cadastro Ambiental Rural, criado no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente Rural, é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para monitoramento, planejamento ambiental e econômico e necessário para ter acesso ao seguro rural, crédito agrícola, pagamento por serviços ambientais e outras ações de interesse do produtor rural.
A regularização ambiental é uma das questões mais importantes que envolvem as propriedades rurais na atualidade, como resultado da obrigação trazida pela legislação federal (Lei n.° 12.651/2012). A regularização dos passivos ambientais das propriedades − bem como a recomposição das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de Reserva Legal (RL) − pode ser realizada de diversas formas; o proprietário rural que aderir ao PRA também pode usufruir de benefícios, como o uso consolidado.
Imprescindíveis à vida, biodiversidade e produção de alimentos, as abelhas mostrarão toda sua “majestade” na Agrishow 2023. Os visitantes poderão conhecer mais sobre esses insetos em uma exposição de espécies de abelhas nativas do Estado de São Paulo, como a jataí e mandaçaia; e de um sistema de criação de abelhas africanizadas.
Para elevar a produtividade das atividades agropecuárias do Estado de São Paulo, promovendo a melhoria da eficiência dos recursos econômicos, sociais e ambientais utilizados na atividade produtiva, a Secretaria de Agricultura lança o Programa Solo + Fértil.
CDA | Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Defesa Animal – Sanidade dos rebanhos paulistas e a promoção da saúde pública e Defesa Vegetal - Proteção e Sustentabilidade da produção nas culturas paulistas
Análise de Resíduos de Agrotóxicos e Afins - Diminuindo os riscos à saúde do consumidor, garantindo a produção de alimentos seguros
Programa Estadual do Uso, Conservação e Preservação do Solo Agrícola – Declaração Positiva/Negativa de Infringência à Lei 6.171/88
CODEAGRO | Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios
Operador de compras públicas? Você já conhece o suporte que você pode receber da Plataforma de Compras Públicas? Agricultor familiar, você conhece as informações sobre os editais das compras públicas que podem chegar até você? Se ainda não conhece, fale conosco.
COSALI | Coordenadoria de Segurança Alimentar
Promove a instalação de cozinhas profissionais para capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional, com foco na promoção de hábitos alimentares saudáveis, geração de renda e ações sociais para a população mais vulnerável. O Projeto também tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo social e o fomento a projetos coletivos, proporcionando aos municípios incentivo ao cooperativismo e desenvolvimento econômico local.
A coleção “Agro SP na mesa” traz os principais produtos das cadeias paulistas, evidenciando a importância de cada um deles na economia do estado e nos hábitos alimentares da população, disponibilizando referências técnicas, de forma clara, simples e objetiva, com o propósito de incentivar o maior consumo por meio de informações, dicas, curiosidades e receitas.
Gabinete SAA
Em convênio com prefeituras municipais do Estado de SP, estamos recuperando mais de 5 mil km de estradas:
- Adequação das estradas rurais
- Trafegabilidade o ano todo
- Maior segurança viária
Confira o conteúdo no site da SAA